Topo

Brasil dá show no 1º tempo, mas sofre apagão e perde para Lituânia

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 14h10

Dois times diferentes. Foi assim que o inconsistente Brasil se apresentou na derrota para a Lituânia, por 64 a 61, nesta quinta-feira, em torneio amistoso disputado na Eslovênia. É certo que aos poucos a seleção brasileira vai demonstrando aos poucos sua evolução desde que se reuniu para a Copa do Mundo de basquete, prova disso foi o primeiro tempo de encher os olhos realizado pelo time de Rubén Magnano. Mas um novo apagão defensivo, similar ao que aconteceu na derrota para os Estados Unidos, destruiu as chances dos brasileiros.

Apesar da derrota, a evolução no basquete apresentado nos períodos iniciais, quando chegou a abrir 17 pontos, veio justamente no primeiro teste contra uma equipe da Europa. Até então, o Brasil havia encarado apenas representantes das Américas e da África. Três dos cinco adversários dos brasileiros na fase de grupos serão europeus.

A equipe comandada por Rubén Maganano começou a partida demonstrando ter evoluído de forma considerável no setor defensivo, trabalhando bem nas coberturas e saindo de forma rápida para o ataque. O resultado foi uma exibição de sólida no primeiro tempo, com Nenê inspirado e Rafael Hettsheimeir certeiro na linha dos três pontos. Mas tudo isso desapareceu na segunda metade. 

Já a Lituânia, que também está no Mundial, encontrou sérias dificuldades para quebrar a marcação agressiva do Brasil e até mesmo o pivô da NBA Jonas Valanciunas não conseguiu dar uma colaboração efetiva nos primeiros períodos. O momento de maior brilho veio no segundo tempo, quando os europeus aproveitaram o apagão brasileiro e viraram nos últimos minutos.

O Brasil ainda fará mais dois jogos pelo quadrangular. Nesta sexta-feira, a partida será contra a Eslovênia, às 15 horas (de Brasília). Apesar de amistoso, o jogo do sábado será importante para a seleção. Às 12h15, o time comandado por Maganano pega o Irã, um dos adversários no grupo A do Mundial.

A estreia da seleção brasileira na competição será no dia 30 de agosto, contra a França.

1º quarto: Com Huertas, Alex Garcia, Leandrinho, Tiago Splitter e Nenê como titulares, o Brasil começou a partida disposto a estancar os erros infantis que minaram o setor defensivo na derrota para os Estados Unidos. Com uma marcação individual agressiva, a seleção soube controlar o jogo na metade da quadra e forçou alguns erros do adversário. Com a bola em mãos, o time se demonstrou um pouco afobado, mas conseguiu abrir vantagem graças a Nenê, que alternou lances no garrafão e arremessos de média distancia. O ritmo defensivo se perdeu um pouco quando Magnano passou a rodar a equipe. Mesmo assim, o Brasil abriu vantagem por 22 a 18.

2º quarto: Com uma equipe mista em quadra e já com a presença de Anderson Varejão, a seleção brasileira retomou o pique defensivo e deixou a Lituânia mais de quatro minutos sem anotar um ponto sequer. Além disso, o time apresentou um ataque mais veloz, apostando no jogo em transição. A liderança no placar aumentou por conta dos bons arremessos de três de Rafael Hettsheimeir, que ajudaram a equipe a abrir 10 a 0 na parcial. Consciente em quadra, os comandados de Magnano abriram uma diferença ainda maior: 38 a 25.

3º quarto: Após o intervalo, o Brasil passou a cometer faltas bobas e encontrou dificuldades nos rebotes defensivos. Com o foco em baixa, a diferença despencou para apenas quatro pontos. O apagão na defesa custou caro e a seleção levou 21 pontos.

4º quarto: A seleção brasileira começou de uma forma que dava a entender que poderia recuperar a mesma atuação convincente do primeiro tempo, mas não foi o que aconteceu. Perdida no ataque e sem o mesmo ritmo defensivo, o Brasil viu os europeus empatarem o jogo. Forçado a pedir tempo para corrigir tudo novamente, Magnano voltou a colocar seus principais nomes em quadra e mesmo assim não foi o suficiente. Com cestas de três, a Lituânia tomou a vantagem de forma que parecia impossível no primeiro tempo e venceu o jogo tirando proveito do apagão do elenco brasileiro.