Topo

Brasil joga bem, supera trauma de apagões e vence Irã por 40 pontos

Pivô Tiago Splitter foi um dos destaques da vitória do Brasil neste sábado - Kamil Krzaczynski/EFE/EPA
Pivô Tiago Splitter foi um dos destaques da vitória do Brasil neste sábado Imagem: Kamil Krzaczynski/EFE/EPA

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2014 14h01

Os lance livres caíram, as bolas de três também e o temido apagão, tão recorrente nos últimos amistosos, foi controlado. O cenário perto do ideal para a seleção brasileira masculina de basquete não poderia ter outro resultado: uma vitória convincente por 92 a 52 sobre o Irã neste sábado, em torneio amistoso disputado na Eslovênia.

Após jogos irregulares repletos de altos e baixos, o Brasil se exibiu de maneira segura para conseguir uma boa vitória neste período de preparação para o Mundial da Espanha que se inicia na próxima semana.

Com destaque para Marquinhos, cestinha do jogo com 24 pontos, sendo seis bolas de três pontos, a seleção mostrou boa intensidade de jogo diante de seu primeiro adversário. Brasil e Irã voltam a se enfrentar no dia 31.

Outro destaque da equipe do técnico Rubén Magnano foi Tiago Splitter. O pivô campeão da NBA pelo San Antonio Spurs marcou 13 pontos e teve 100% de aproveitamento nos lances livres (5/5), superando um problema crônico nos amistosos passados.

1º quarto: Optando por uma rotação maior diante de um adversário mais fraco, o técnico Ruben Magnano iniciou a partida com uma formação sem o pivô titular Nenê. Hettsheimer, que substituiu o jogador do Washington Wizards deu conta do recado. Mas foi Marquinhos quem brilhou e, com bons aproveitamentos nos arremessos de fora, garantiu a vantagem de 13 pontos (25 a 12)

2º quarto: Com a mão calibrada, principalmente na linha do lance livre, a seleção mantinha a boa atuação no ataque, mas via o Irã se recuperar lentamente, não deixando o Brasil ampliar a vantagem. Na metade final do segundo período, no entanto, Splitter, Nenê, Marcelinho Machado trataram de praticamente dobrar a superioridade no marcador (48 a 24)

3º quarto: A volta do intervalo trouxe o medo de um novo apagão. A seleção chegou a dar mostras de que poderia deixar o ritmo cair, vendo o Irã dominar os primeiros minutos. Mas a boa participação de Varejão e da dupla de amadores Larry e Raulzinho impediu que o trauma se repetisse. A fragilidade iraniana ainda colaborou para o placar em 70 a 40 antes do último período

4º quarto: Com o jogo definido, o Brasil mostrou boa postura para administrar a vantagem já construída e ainda ampliou o marcador. Em ritmo de treino e sem sustos, o time liderado por Marquinhos fechou o jogo em 92 a 52.

Com duas vitórias em três jogos (Irã e Eslovênia, além de derrota para Lituânia) no torneio da Eslovênia, o Brasil agora embarca para a Espanha, onde encara o México na terça-feira em seu último desafio antes do Mundial. A estreia será no dia 30, contra a França.