Topo

EUA atropelam e batem Finlândia com quase 60 pontos de vantagem

Do UOL, em São Paulo

30/08/2014 18h14

A diferença era grande antes mesmo do jogo começar, mas os Estados Unidos fizeram questão de deixar bem claro o abismo. Sem dó, a seleção norte-americana massacrou a Finlândia, por 114 a 55, neste sábado, pela primeira rodada do Mundial de basquete disputado na Espanha.

Mesmo sem contar com as principais estrelas da NBA, os norte-americanos não tomaram conhecimento dos adversários. Quem aproveitou ao máximo? A torcida que compareceu ao ginásio de Bilbao.

Já os finlandeses, que evoluíram nos últimos anos e disputam o primeiro Mundial de sua história, logo de cara ficam com a impressão de que ainda precisam evoluir muito mais para atuar em alto nível, principalmente contra um dos maiores times do mundo.

Destaque para a atuação de Anthony Davis. O pivô atuou apenas 14 minutos, mas foi tempo mais do que suficiente para anotar 17 pontos e pegar quatro rebotes. O cestinha foi Klay Thompson, que atuou mais tempo (22 minutos) e fez 18 pontos. 

O resultado coloca os EUA na liderança do grupo C do torneio. A equipe comandada por Mike Krzyzewski volta à quadra neste domingo, quando enfrenta a Turquia. 

Momento chave: Os Estados Unidos começaram a partida de forma fria, sem muita pegada na marcação. Assim, a Finlândia até empolgou seus torcedores e terminou a primeira parcial perdendo por “apenas” 31 a 16. Mas nada de moleza, pelo menos para Coach K. Sem pensar em vida mole, o técnico norte-americano cobrou seu time e o resultado foi uma atuação digna da tradição norte-americana no esporte. Foi 29 a 2 no segundo quarto. 

O melhor. Anthony Davis. O pivô não encontrou muita resistência da defesa adversária e atuou apenas por 14 minutos. Mas foi tempo o suficiente para causar um estrago e marcar 17 pontos. 

O pior. DeMar Derozan. Se admitirmos que apenas os Estados Unidos jogaram, Derozan foi o pior entre os norte-americanos. O jogador atuou por 16 minutos e marcou apenas cinco pontos, acertando apenas um arremesso de quadra.

Para lembrar:

Pontuação acima dos 100. Os EUA foram a primeira equipe que ultrapassou a barreira dos 100 pontos. Até então, o melhor ataque do torneio era o da Argentina, que anotou 98 pontos.