Topo

Brasil abre 29 de vantagem, derrota Irã e vence a segunda no Mundial

Do UOL, em São Paulo

31/08/2014 14h37

A seleção brasileira venceu o seu segundo jogo no Campeonato Mundial de Basquete masculino. Apesar de encontrar mais dificuldade no começo do que se esperava, o Brasil despertou no 2º quarto, derrotou o Irã por 79 a 50 neste domingo (31) e segue 100% na competição disputada na Espanha.

As duas equipes se enfrentaram há uma semana no torneio de preparação na Eslovênia e os brasileiros venceram com 40 pontos de vantagem. Só que cada jogo tem uma história e o Irã deu trabalho no primeiro quarto, quando abriu oito pontos de frente.

Assim como na partida do sábado (30) contra a França, comandados de Rubén Magnano demoraram a entrar no ritmo, principalmente na defesa. A situação melhorou na segunda parcial. Permitindo apenas seis pontos, a seleção se impôs e assumiu de forma definitiva a liderança no placar.

A vitória brasileira foi construída muito por conta das grandes atuações de Leandrinho Barbosa (11 pontos) e Alex García (12). Juntos eles foram responsáveis por 23 dos 79 pontos anotados na partida. Marcelinho Machado e Nenê ajudaram com oito pontos cada um.  O cestinha do confronto foi Mohammad Jamshidi.

O resultado colocou o Brasil novamente na liderança do grupo A, com quatro pontos conquistados (veja a tabela de classificação). A seleção volta à quadra nesta segunda-feira e para um dos principais desafios na primeira fase. Às 17 horas (de Brasília), o Brasil encara a anfitriã Espanha.

Fases do jogo: Quem esperava um novo atropelo verde e amarelo desde o início ficou surpreso com o que viu nos minutos iniciais. Se ganhou fácil e teve quarenta pontos de vantagem sobre os iranianos no amistoso de preparação disputado na Eslovênia há uma semana, o time comandado pelo técnico Rúben Magnano encontrou um adversário ligado desde o começo. Sem encontrar muita resistência, a equipe asiática abriu oito de frente e assustou a torcida brasileira que compareceu ao Palácio Municipal de Deportes, em Granada.

Assim como aconteceu na estreia contra a França, a seleção demorou um pouco para encontrar o seu melhor jogo e só passou a ser mais consistente no segundo quarto, quando levou apenas seis pontos e assumiu a liderança, indo para o intervalo já com uma diferença de 40 a 24.

Após o intervalo, o Brasil continuou a atuar em alto nível e aumentou a vantagem com jogadas de efeito, como uma bela ponte aérea de Huertas para Anderson Varejão. No último período, a seleção diminuiu um pouco o ritmo e Magnano até teve a chance de aumentar a rotação do time.

O melhor: Leandrinho. O ala-armador brasileiro passou por um momento complicado quando a seleção brasileira se apresentou e ficou alguns dias sem treinar com a equipe enquanto resolvia a questão do seguro da NBA, situação que levantou alguns questionamentos sobre o seu ritmo de jogo. Contra o Irã, ele foi decisivo e apresentou alguns lances de seus melhores tempos de Phoenix Suns, como as rápidas infiltrações.

O pior: Hamed Haddad. O gigante de 2,18m sofreu contra os pivôs brasileiros e não teve um bom desempenho nos minutos em que ficou na quadra, anotando seus primeiros pontos apenas no último quarto.

Toque dos técnicos: Rubén Magnano aproveitou a partida para dar ritmo e utilizar todos os jogadores que estavam disponíveis. O elenco deu a resposta e todos os atletas marcaram pontos na vitória brasileira. A ideia do treinador pode ser importante para os compromissos futuros. 

Para lembrar:

Banco de alto nível. O Brasil teve neste domingo uma grande participação dos atletas que começaram no banco e entraram no decorrer da partida. Ao todo, os reservas fizeram 45 pontos.