Topo

Defesa brilha e vira arma fundamental para o Brasil após duas vitórias

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 05h00

As duas primeiras vitórias do Brasil no Mundial de basquete disputado na Espanha ficaram marcadas pelo empenho defensivo da equipe durante a maior parte das partidas. Até o momento, o time brasileiro levou 113 pontos e possui a melhor defesa da competição no quesito, seguido de perto pelos anfitriões espanhóis que levaram 114.

O forte desempenho no setor, além de ser fundamental para a consolidação na vice-liderança do grupo A, também virou uma arma essencial do técnico Rubén Magnano para uma boa classificação no torneio.

Marcando firme, a seleção teve grandes atuações nos segundos quartos dos primeiros compromissos. Na estreia contra a França, que aconteceu no sábado (30), foram apenas oito pontos sofridos na segunda parcial. Já diante do Irã a situação foi ainda mais favorável e a equipe sofreu só seis.

Os números também são animadores em outros quesitos. Passadas duas rodadas, os brasileiros roubaram 25 bolas, terceira melhor marca do Mundial atrás apenas dos Estados Unidos, que conseguiram 10 a mais. O melhor “ladrão” é Leandrinho (sétimo em todo o torneio), que desarmou cinco vezes somados os dois jogos. Em seguida vem Alex Garcia, com quatro roubos de bola.

A atuação tem agradado o treinador brasileiro, que admite o trabalho exaustivo durante a preparação para o torneio e acredita que o foco dos jogadores tem sido fundamental para o bom desempenho defensivo.

“É um trabalho diário, tático que estamos fazendo. Tentando achar o ponto forte, analisando e trabalhando. O mais importante é que estão jogando com coração, foco, comprometimento. Isso não permite ter erros”, afirmou em entrevista ao SporTV após a vitória sobre o Irã.

Após a vitória sobre os iranianos, Anderson Varejão também destacou o empenho dos jogadores e afirmou que a marcação tem sido determinante.

“O mais importante foi a defesa, o pessoal está muito bem. Se não me engano eles fizeram só 6 pontos no segundo quarto. O fator determinante foi a defesa”, analisou.

O setor defensivo do Brasil terá um verdadeiro teste nesta segunda-feira. Às 17 horas (de Brasília), a seleção encara a anfitriã Espanha, que também tem se destacado na marcação e possui o terceiro melhor ataque em pontos, com 181 anotados.