Topo

Mundial de basquete tem jogo com 73 erros e árbitro brasileiro contestado

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 21h24

São apenas quatro dias de jogos, mas a arbitragem já se tornou um dos principais assuntos da Copa do Mundo de basquete masculino, que está sendo disputada na Espanha. Um dia depois de o Brasil ter reclamado, um árbitro brasileiro foi um dos alvos de críticas nesta terça-feira (02), que foi marcada por um jogo com 73 arremessos errados.

O jogo com arbitragem polêmica foi a vitória da Austrália sobre a Lituânia por 82 a 75. Questionado sobre os motivos do revés, o técnico Jonas Kazlauskas, que comanda a seleção europeia, reclamou do excesso de contato físico: “Os juízes foram favoráveis a eles. Principalmente na marcação dos nossos armadores, que simplesmente não embalaram”.

Os árbitros do jogo eram o porto-riquenho Luis Roberto Vásquez, o dominicano Reynaldo Mercedes e o brasileiro Marcos Benito. “O basquete que a Austrália joga é quase como rúgbi. Talvez isso seja tolerável nos países de onde essas pessoas vêm”, completou Kazlauskas.

Na segunda, jogadores e comissão técnica do Brasil também haviam reclamado em derrota por 82 a 63 para a Espanha. “Jogando em casa, com uma arbitragem que dá tanta preferência a eles, é complicado. Não estou tirando o nosso da reta ou dando desculpas, mas eles tiveram vantagem”, avaliou o pivô Nenê.

Desde o início do Mundial, aliás, a arbitragem tem sido tema de diferentes reclamações. No domingo, o pivô norte-americano Rudy Gay criticou a condução do jogo contra a Turquia (vitória norte-americana por 98 a 77).

O pivô porto-riquenho Renaldo Balkman também criticou a arbitragem na segunda-feira, em derrota da seleção dele para a Grécia por 90 a 79. E em quase todos os casos as reclamação foi pelo perfil dos juízes de torneios Fiba, muito mais permissivos do que na NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.

No entanto, nem só de arbitragens polêmicas o Mundial viveu nesta terça-feira (02). O dia também foi marcado pelos 73 arremessos errados de Ucrânia 64 x 58 Turquia (43 cestas em 116 tentativas).

Outro número que mereceu destaque foi registrado na vitória do México sobre Angola (79 a 55). Os africanos anotaram apenas 55 pontos, terceira pior marca do Mundial até aqui. O número só superou os 54 que o Egito havia obtido em derrota para a Espanha (91 a 54) e os 50 Irã em revés para o Brasil (79 a 50).