Topo

Cartola decide vender equipe da NBA após se arrepender de e-mail racista

Proprietário dos Hawks, Bruce Levenson anunciou que venderá a franquia - AP Photo/John Bazemore
Proprietário dos Hawks, Bruce Levenson anunciou que venderá a franquia Imagem: AP Photo/John Bazemore

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 12h43

A NBA foi sacudida neste domingo (07) por mais um caso de racismo entre seus dirigentes. Proprietário do Atlanta Hawks, Bruce Levenson revelou ter enviado um e-mail a seus sócios e a um diretor da franquia com termos preconceituosos em 2012 e, arrependido, decidiu vender a equipe como forma de se desculpar com os torcedores.

Segundo o dirigente, o e-mail trazia sua preocupação com o baixo público nos jogos dos Hawks. Como solução, propunha tentar incentivar os “brancos suburbanos” a comparecer às partidas e fazia uma série de comparações racistas para explicar porque esta parcela dos torcedores ia em pouco número ao ginásio.

“Na tentativa de abordar estas questões, escrevi um e-mail dois anos atrás que foi inapropriado e ofensivo. Banalizei nossos torcedores com suposições estereotipadas de seus interesses (por exemplo, hip hop versus country, cheerleaders brancas e negras) e por estereotipar as impressões de um sobre o outro (que os torcedores brancos tinham medo dos negros). Também enviei a mensagem não intencional e dolorosa de que nossos fãs brancos são mais valiosos que os negros”, afirmou o cartola, em um comunicado.

Levenson , porém, afirmou estar arrependido de seu gesto. “Se você está bravo com o que eu escrevi, você deveria estar. Também estou bravo comigo mesmo. Foi um absurdo inflamatório. Todos podemos ter preconceitos quando se trata de uma disputa, mas meu papel como líder é desafiá-los, não validá-los ou acomodá-los”.

Para se redimir do ocorrido, o dirigente denunciou a si mesmo à NBA e manifestou seu interesse em negociar a franquia. Também em um comunicado, o comissário geral da liga Adam Silver anunciou que trabalhará junto à direção dos Hawks para que a negociação seja realizada e reforçou a postura da entidade de combater fortemente o racismo.

“Elogio Levenson por se autodenunciar, por sua total cooperação com a liga e sua investigação independente, e por colocar os interesses dos Hawks, da comunidade de Atlanta, e da NBA, em primeiro lugar”, disse Silver.

Durante o processo de venda dos Hawks, o presidente da equipe Steve Koonin responderá por todas as operações da equipe. A negociação do time por parte de Levenson foi aprovada em uma reunião com demais proprietários.

“Tenho repetido que a NBA deve ter tolerância zero com o racismo e acredito fortemente que isto seja verdade. É por isso que voluntariamente denunciei meu e-mail inapropriado à NBA”, disse o cartola. “Estou verdadeiramente envergonhado de minhas palavras naquele e-mail e peço desculpas aos membros da família Hawks e a todos os nossos fãs”.

Os Hawks são a segunda equipe da NBA a ser vendida por causa de uma atitude racista de seu proprietário. O Los Angeles Clippers foi negociado por seu antigo dono, Donald Sterling, após o cartola ser flagrado em conversa telefônica com sua namorada, na qual fez comentários ofensivos aos negros.

Sterling ainda tentou se manter no controle dos Clippers, mas a NBA anunciou seu banimento da liga. Ex-diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer adquiriu a franquia por US$ 2 bilhões.