Topo

Fiba vai investigar forma "suspeita" que Austrália perdeu no Mundial

Angolano Yanick Moreira comemora vitória sobre a Austrália pelo Mundial  - AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Angolano Yanick Moreira comemora vitória sobre a Austrália pelo Mundial Imagem: AFP PHOTO / GERARD JULIEN

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 12h40

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) decidiu investigar a derrota da Austrália para a Angola, pela fase de grupos do Mundial de Basquete, por 91 a 83. Um processo disciplinar já  foi aberto. 

A Austrália teria perdido de propósito para a Angola, em jogo válido pelo grupo D para evitar um cruzamento contra os Estados Unidos, na fase de mata mata do Mundial.

"O comportamento da Austrália em quadra gerou muito desapontamento para os fãs de basquete e especialistas. É muito suspeito que a Austrália perdeu o seu jogo para evitar um confronto com os Estados Unidos até a semifinal", diz a nota divulgada pela Fiba.

A atitude também chamou a atenção do jogador esloveno Goran Dragic. "O basquete é um esporte maravilhoso. Não há lugar para relaxar a partida como a Austrália fez hoje contra a Angola", publicou o atleta em seu Twitter. A Eslovênia acabou em segundo do grupo D e vai enfrentar os Estados Unidos. 

A Fiba informou que a Austrália tem direito à resposta antes que a Federação decida se continuará a investigar e se a seleção australiana será punida.