Topo

Brasil para em grande atuação sérvia e deixa Mundial com sua pior derrota

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 14h36

O sonho brasileiro de disputar uma medalha no Mundial de Basquete da Espanha chegou ao fim. Na tarde desta quarta-feira, no Palacio de Deportes de la Comunidad de Madrid, a Seleção Brasileira fez a sua pior partida na competição e foi superada pela Sérvia por 84 a 56. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Brasil esteve irreconhecível na metade final e acabou atropelado, sofrendo sua segunda derrota na competição.

Com o revés, o time nacional perdeu a chance de voltar à disputa de uma semifinal em um Mundial pela primeira vez desde 1986, quando o torneio foi disputado justamente na Espanha.

Cérebro do time sérvio,  Milos Teodosic provou-se decisivo, com seus 23 pontos. Em nenhum momento, a Seleção Brasileira conseguiu impor resistência ao armador.

A partida desta terça em nada lembrou a da primeira fase, quando o Brasil mostrou superioridade e derrotou os sérvios por 81 a 73.

Momento chave: Foi no terceiro quarto que a Sérvia encaminhou a sua classificação, ao arrasar a Seleção Brasileira. Só neste período, conseguiu fazer 29 pontos e permitir apenas 12 do Brasil. A diferença, que no intervalo era de apenas cinco pontos a favor dos sérvios (37 a 32) subiu para 16 em menos de três minutos graças ao descontrole emocional do Brasil, que cometeu duas faltas técnicas seguidas. Sem intensidade na defesa e com um ataque sem mobilidade, o Brasil se tornou presa fácil.

O melhor - Milos Teodosic: Motorzinho da Sérvia, o armador dominou completamente a defesa e esteve impecável na linha do lance livre, com 100% de aproveitamento (10/10). No total, anotou 23 pontos e foi o cestinha da partida.

Os piores - Tiago Splitter e Leandrinho: O pivô brasileiro teve atuação apática, tanto no ataque, quanto na defesa.Titular, ele ficou em quadra por apenas 17 minutos, fez três pontos e cometeu um erro. Além disso,cometeu uma falta técnica no momento que a Sérvia disparou no marcador no início do terceiro quarto. Já o ala esteve irreconhecível. Cestinha do Brasil no Mundial até então, com média de 13 pontos, terminou com apenas cinco.

Para lembrar: A última vez que o Brasil conseguiu subir ao pódio foi no Mundial das Filipinas, em 1978, quando derrotou a Itália na disputa pela medalha de bronze. Na ocasião, a semifinal foi decidida em um grupo único de oito times.

Já a Sérvia disputará a semifinal pelo segundo Mundial consecutivo. Em 2010, a equipe europeia foi superada pela anfitriã Turquia por 83 a 82. Caso a Espanha passe pela França, os sérvios terão de novo os donos da casa pela frente.