Topo

Novo caso de racismo na NBA pode levar lendário ex-jogador a comprar time

Dominique Wilkins é apontado como candidato a comprar o Atlanta Hawks - AP Photo/Jason Redmond
Dominique Wilkins é apontado como candidato a comprar o Atlanta Hawks Imagem: AP Photo/Jason Redmond

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 15h33

O novo escândalo de racismo que abalou a NBA pode levar um lendário ex-jogador da liga a se tornar proprietário de uma equipe. De acordo com o site TMZ, Dominique Wilkins está interessado e aparece como principal candidato a assumir o controle do Atlanta Hawks.

Segundo a publicação, múltiplas fontes da liga afirmaram que Wilkins teve seu nome pré-aprovado no conselho de proprietários de equipes e é considerado o nome ideal para reconduzir os Hawks aos momentos de glória.

Membro do Hall da Fama do Naismith Memorial, Dominique Wilkins é um dos grandes ídolos da história dos Hawks, equipe que defendeu entre 1982 e 1994. É o maior cestinha da história da franquia e venceu em duas oportunidades o concurso de enterradas. Seus duelos contra Michael Jordan neste tipo de torneio no fim dos anos 80 tornaram-se lendários.

Caso o interesse se confirme, Wilkins pode se tornar o segundo ex-jogador a ser dono de uma franquia da NBA. Curiosamente, o outro é Michael Jordan, atual proprietário do Charlotte Hornets.

Os Hawks foram colocados à venda após o atual proprietário da equipe, Bruce Levenson, ser envolvido em um escândalo de racismo. O próprio dirigente se autodenunciou por um e-mail com termos ofensivos enviado a seus sócios e a um diretor da franquia em 2012. Arrependido, decidiu negociar o time como forma de se desculpar com torcedores.

Gerente-geral dos Hawks, Danny Ferry também foi acusado de racismo. De acordo com a imprensa norte-americana, gravações telefônicas mostram que o dirigente utilizou termos ofensivos para se referir ao jogador Luol Deng, então agente livre. Nenhuma punição ainda foi definida.

Durante o processo de venda dos Hawks, o presidente da equipe Steve Koonin responderá por todas as operações da equipe. A negociação do time por parte de Levenson foi aprovada em uma reunião com demais proprietários.

Os Hawks são a segunda equipe da NBA a ser vendida por causa de uma atitude racista de seu proprietário. O Los Angeles Clippers foi negociado por seu antigo dono, Donald Sterling, após o cartola ser flagrado em conversa telefônica com sua namorada, na qual fez comentários ofensivos aos negros.

Sterling ainda tentou se manter no controle dos Clippers, mas a NBA anunciou seu banimento da liga. Ex-diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer adquiriu a franquia por US$ 2 bilhões.