Topo

Jornal espanhol aponta Nenê como um dos piores do Mundial: "Grotesco"

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 09h21

O jornal espanhol Marca publicou sua análise sobre o Mundial de basquete e listou os piores da competição. E sobrou para o pivô brasileiro Nenê Hilário, apontado pela publicação como uma das maiores decepções do torneio.

Segundo o periódico, “a participação de Nenê até a eliminação dos brasileiros nas quartas de final contra os Sérvios foi grotesca”. A publicação afirma que havia grande expectativa de que o garrafão do Brasil fosse dominante ante os adversários, mas que apenas Anderson Varejão correspondeu à altura.

Os números de Nenê são utilizados para corroborar a análise. Durante o Mundial, o pivô manteve uma média de apenas 6,4 pontos e 4,1 rebotes, com 43% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 59% nos lances livres.

Nenê, porém, não foi o único duramente criticado pelo Marca. O jornal apontou como maior decepção a seleção da Espanha, eliminada nas quartas de final. A publicação lembra que os anfitriões eram apontados como candidatos ao título e aponta o técnico Juan Antonio Orenga como um dos culpados pela queda precoce.

Quem também entrou na lista de decepções do periódico foi o norte-americano Derrick Rose, que “não esteve no mesmo nível de seus companheiros. Nem perto”. O periódico lembra que o armador, que retornou após longo tempo lesionado, teve média de 17 minutos em quadra, mas teve baixíssimo aproveitamento nos arremessos (27%).

A Argentina também não escapou das críticas. Segundo a publicação, a nova geração do país mostrou não estar à altura para substituir o grupo que fez história nas competições anteriores. “Só Campazzo mostrou ser um digno herdeiro. Nem Laprovittola, nem Safar, nem Delia foram capazes de assumir o controle. Virão anos difíceis para os argentinos”.