Topo

Ex-promessa da NBA abandona basquete para lutar kickboxing

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 10h07

Em 2003, o pivô Darko Milicic chegou à NBA como sensação. No draft daquele ano, foi escolhido pelo Detroit Pistons na segunda posição geral, atrás apenas de LeBron James. No recrutamento de novatos, ficou à frente de jogadores como Carmelo Anthony, Dwyane Wade e Chris Wosh. Hoje, onze anos depois, a realidade do sérvio é completamente diferente.

Enquanto os demais atletas vingaram e se tornaram astros da liga americana, Milicic, de 29 anos, abandonou o basquete e a começará uma nova empreitada empreitada esportiva. Será lutador profissional de kickboxing. O contrato com a Associação Mundial de Kickboxing (WKA, em inglês) será assinado nesta quarta-feira, quando também será anunciado contra quem fará a sua primeira luta.

A “aventura” nas artes marciais vem após um longo tempo de preparação. Milicic não joga basquete profissionalmente desde o ano passado. No tempo que ficou afastado das quadras até confirmar a aposentadoria definitiva, frequentou diariamente uma academia em Belgrado, capital da  Sérvia para se preparar para os combates. 

Milicic, de 2,13m de altura e 125kg, jamais conseguiu brilhar na NBA. Ele atuou pelo Detroit Pistons entre 2003 e 2006, quando se transferiu para o Orlando Magic. Sem conseguir se firmar e mostrar em quadra todo o potencial esperado, ficou apenas um ano na equipe da Flórida. Depois, ainda passou por Memphis Grizzlies, New York Knicks, Minnesota Timberwolves. Sua última equipe foi o Boston Celtics, em 2012.

Ao longo de sua carreira na liga americana, Milicic disputou 468 partidas, com média de 18,5 minutos por jogo. Ele teve média de seis pontos e 4,2 rebotes.
Pela seleção sérvia, Milicic foi campeão europeu sub 16 em 2001. Com a equipe principal, disputou apenas três competições, sendo a última delas o Campeonato Europeu de 2007.