Topo

Estreia intensa: pivô ex-NBA divide elenco do Fla e quase fica sem jogar

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro*

27/09/2014 06h00

Derrick Caracter marcou dez pontos, pegou 11 rebotes e foi o grande nome do Flamengo no primeiro jogo da decisão do Mundial Interclubes de basquete, na última sexta-feira, contra o Maccabi Tel Aviv, na Arena da Barra da Tijuca. O desempenho em quadra na derrota por 69 a 66 não foi a única coisa que chamou atenção da estreia do pivô americano com passagem pela NBA – jogou no Los Angeles Lakers.

No Rio de Janeiro desde a última quarta-feira e com um contrato para fazer apenas cinco jogos, Caracter tem vivido momentos intensos. Primeiro, quase ficou sem jogar. Depois, viu o elenco se dividir sobre sua chegada e posterior atuação.

Tudo começou na quinta-feira. Com pouco tempo para regularizar o atleta, o Flamengo não conseguiu pagar as taxas devidas para a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e viveu uma novela, que só se encerraria às 18h15 de sexta, pouco mais de três horas antes do jogo.

Depois de muita correria, o clube pagou os pouco mais de mil reais no início da noite de sexta-feira e liberou o pivô para a partida. Durante todo o dia, era de apreensão o clima na concentração do Flamengo.

Regularizado e com uma boa atuação, Derrick teria motivos para estar tranquilo, mesmo após a derrota. Mas não foi bem isso que aconteceu. Uma declaração do ala Marquinhos direcionada aos novos reforços tornou o clima tenso mais uma vez.

“O Neto [técnico] tem que colocar em quadra quem ele conhece. Eles [reforços] não entraram bem”, alfinetou Marquinhos.

Incomodado, o treinador José Neto evirou a polêmica. “Eu sou técnico, não sou comentarista. Não vou comentar o que outra pessoa falou”, disse, brevemente, na entrevista coletiva.

Tentando aliviar a tensão, Derrick dará prosseguimento a sua missão intensa no Flamengo neste sábado. O jogador participará de seu terceiro treino, um dia antes da grande decisão do Mundial Interclubes.

Na segunda-feira, com título ou sem, a saga continua. O pivô se mudará de um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, para outro na zona sul do Rio de Janeiro. E nem terá muito tempo para curtir o local ou relaxar. Na sexta-feira, Derrick já retorna aos Estados Unidos. Ele defenderá o Flamengo nos amistosos contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies e por lá ficará. E independente de conquistar a taça ou vitórias, Caracter terá histórias para contar.

*Colaborou Fábio Balassiano