Topo

NBA é o limite: Fla iguala gigantes europeus e ganha 16 títulos em 9 anos

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2014 06h00

Um Mundial interclubes, uma Liga das Américas, uma Liga Sul-Americana, quatro campeonatos nacionais e mais nove títulos estaduais. Tudo isso em um espaço de nove anos. As conquistas do Flamengo no basquete parecem não ter fim. E mesmo com um domínio comprovado em resultados, os rubro-negros não querem parar. E, agora, a NBA é o limite para o grupo que levantou o último e mais importante troféu no domingo, ao vencer o Maccabi Tel Aviv por 90 a 77 na Arena da Barra da Tijuca.

De quebra, o Flamengo ganhou outro motivo para se orgulhar: o clube se juntou aos gigantes europeus Barcelona e Real Madri como únicos times a faturarem o Mundial nos gramados de futebol e nas quadras de basquete,

Após a conquista na quadra, a equipe embarca no próximo sábado para os Estados Unidos tentando fazer ainda mais história. Lá, o Flamengo enfrentará, em um período de mais de pouco mais de dez dias, Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies. E empolgados, os rubro-negros não querem saber apenas de passear.

"Vamos lá para jogar e evoluir. Claro que sempre pensamos em vencer. Vencemos aqui um clube muito forte também, muito tradicional, com vários títulos europeus. Tudo é possível. Temos um grupo forte e com um espírito muito vencedor", disse o técnico José Neto.

"Não tem acomodação. Posso garantir que esse grupo quer sempre mais. O nosso desafio é se manter no topo o maior tempo possível. Temos coisas a conquistar", completou.

Após ver o rival Vasco brilhar no final dos anos 90, o Flamengo retomou a ponta do basquete brasileiro no início dos anos 2000. A "dinastia" rubro-negra começou no Campeonato Estadual de 2005. Com um time questionado e colocado abaixo de rivais como Telemar, o time da Gávea surpreendeu e iniciou a série de conquistas.

O título carioca veio também em 2006, 2007 e 2008. Mas faltava uma taça de maior expressão, que chegou com o ídolo Marcelinho Machado no Campeonato Nacional em 2008. Era mais um torneio pro Flamengo dominar, ganhado novamente em 2009, 2011 e 2013. Sempre com o ala como protagonista.

O time da Gávea começou a ultrapassar as fronteiras nacionais em 2009, quando venceu a Liga Sul-Americana. A Liga das Américas deste ano e o Campeonato Mundial do último domingo também entraram na lista de conquistas e comprovaram o domínio.

No clube desde 1999 e único integrante do corpo técnico a participar de todas as conquistas da última década, o supervisor André Guimarães relembrou os momentos difíceis e celebrou a coroação com o título mundial.

"Esse título não veio por acaso. Sabemos o quanto trabalhamos para isso. São anos e anos de esforço. Tivemos muitos momentos de dificuldade e instabilidade no passado, mas sempre tentamos de tudo para manter esse time competitivo. E conseguimos, ainda mais com o apoio da diretoria atual. Essa gestão sempre nos apoiou e procurou nos dar as melhores condições. É gratificante ver tantas taças conquistadas. E não vamos parar por aqui. O trabalho se renova. Prova disso são os títulos da LDB (Liga de Desenvolvimento) em 2011 e 2013. Se colocarmos na conta, são 18", analisou André, um dos principais responsáveis pelo basquete do Flamengo.

Contra Phoenix, Orlando e Memphis, nos dias 8, 15 e 17 e outubro, nenhuma taça estará em jogo para o time da Gávea acostumado a conquistas. Mas uma simples vitória pode aumentar a história e valer tanto quanto as outras 16 taças.