Topo

No último jogo do tour nos EUA, Flamengo perde por 40 pontos dos Grizzlies

Flamengo, de Walter Herrmann, não foi páreo para o Memphis - AP Photo/Brandon Dill
Flamengo, de Walter Herrmann, não foi páreo para o Memphis Imagem: AP Photo/Brandon Dill

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 23h18

O Flamengo não terminou bem sua participação na pré-temporada da NBA e foi derrotado na noite desta sexta-feira pelo Memphis Grizzlies por 112 a 72, nos Estados Unidos. 

Os brasileiros até começaram bem o jogo, mas ainda no começo do primeiro quarto já foram totalmente dominados pela equipe americana, que, ao contrário dos dois adversários anteriores do time carioca, participou da fase de playoffs da última temporada da NBA. 
 
Assim, com uma equipe mais forte e em um estágio mais avançado da preparação para a próxima edição da liga americana, os Grizzlies não tiveram dificuldade alguma em superar o Flamengo, mantendo, principalmente a partir da metade do segundo quarto, sempre uma vantagem bastante grande no placar. 
 
Esse foi o terceiro e último jogo do tour do Flamengo pelos Estados Unidos, nesta primeira participação de um time do país na fase de preparação das equipes da NBA. Foram três derrotas, sendo por 100 a 88 para o Phoenix Suns e 106 a 88 para o Orlando Magic, antes da partida contra os Grizzlies. 
 
Fases do jogo:
Com três bolas de três pontos de Marcelinho, o Flamengo começou muito bem a partida e com pouco mais de 2 minutos de jogo vencia a partida por 10 a 2. O técnico dos Grizzlies, David Joerger, resolveu parar logo a partida com um tempo técnico e arrumou a marcação de sua equipe. 
 
A conversa surtiu efeito e o Memphis não só virou como conseguiu abrir uma boa vantagem de mais de 10 pontos. Foi então a vez do Flamengo se arrumar em um tempo do técnico do Flamengo, José Neto, tentar acertar seu time. 
 
A equipe carioca se recuperou até o fim do primeiro quarto, em que terminou perdendo por 27 a 20, e no começo do segundo, em que chegou a empatar a partida em 36 a 36. 
 
Mas o Memphis, mais uma vez mostrando uma ótima marcação e aproveitando uma sequência de erros dos brasileiros, voltou a deslanchar e abriu rapidamente 20 pontos, terminando o primeiro tempo com vitória por 62 a 41. 
 
Na volta para o terceiro quarto, o Grizzlies apenas continuou seu ritmo, sem dar muitas chances de recuperação para o time carioca. Os americanos fizeram 24 a 13 no quarto (chegaram a abrir 21 a 4) e terminaram com o placar em 86 a 54, já mostrando que iriam administrar os minutos finais da partida. 
 
No último quarto, o Memphis colocou alguns de seus jogadores mais jovens para atuar e alguns novatos que estão sob observação antes do fechamento do elenco para o início da temporada da NBA. A diferença que chegou a 49 pontos em certo ponto do período, acabou caindo, apesar do Flamengo também não conseguir acelerar o jogo, já mostrando certo cansaço e até desânimo pela larga desvantagem, ficou em 40 ao final do jogo. 
 
O melhor:
Com cerca de 22 minutos de quadra, Marc Gasol se destacou na partida com 15 pontos e oito rebotes. Não completou um "double-double" por ter sido poupado pelo técnico David Joerger no segundo tempo. 
 
Para lembrar:
Apesar do placar elástico, o Flamengo volta ao Brasil com a experiência de três jogos contra equipes da NBA em pré-temporada, com pelo menos duas boas atuações, contra o Phoenix Suns e o Orlando Magic. A única vez que um time brasileiro tinha enfrentado uma franquia da liga americana antes tinha sido o Vasco, em 1999, quando foi derrotado pelo San Antonio Spurs por 103 a 68.