Topo

Primeiro jogador da NBA a assumir ser homossexual anuncia aposentadoria

Justin Edmonds/Getty Images/AFP
Imagem: Justin Edmonds/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 19h13

Dezoito meses depois de se tornar o primeiro jogador de basquete da NBA a assumir publicamente ser homossexual, Jason Collins anunciou, nesta quarta-feira, em entrevista ao site The Players Tribune, que está encerrando a carreira. Aos 35 anos, ele deixa as quadras após uma temporada de pouco destaque no Brooklin Nets.

Colins nunca foi um protagonista em quadra, mas acumulou 13 anos de carreira por saber contribuir nas franquias e por ter bom ambiente com os companheiros. Seu ativismo pró-direito dos homossexuais ficou claro quando ele se tornou o primeiro atleta das maiores ligas americanas (NBA, NFL, NHL e MLB) a expor uma realidade que, segundo seu entendimento, ainda é sufocada no esporte profissional.

Em declaração ao site da revista Sports Illustrated, ele falou sobre a importância de ter se assumido gay publicamente. "Há muitos jogadores que não se assumiram publicamente na NFL, NHL ou no beisebol.  Acreditem: eles existem. Toda modalidade profissional tem alguns. Eu conheço pessoalmente alguns deles", afirmou.

"Quando chegarmos ao ponto em que um atleta profissional gay não será forçado a viver com medo de que seja exposto pelos companheiros de time ou pelos jornais, quando chegarmos ao ponto em que ele jogue enquanto seu namorado espere no ginásio por ele, quando chegarmos ao ponto em que ele não é compelido a se esconder, então sair do armário não vai ser algo tão grande. Mas não estamos lá ainda", afirmou.

Pivô, Jason Collins foi draftado em 2001 pelo Houston Rockets, mas acabou jogando sete temporadas pelo New Jersey Nets. A partir daí, defendeu Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics, Washington Wizards e Brooklyn Nets, pelo qual fez apenas 22 partidas na última temporada.