Topo

Torcedor morre esfaqueado durante jogo de basquete na Turquia

Torcedores protestam contra a morte de um torcedor sérvio esfaqueado -  AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Torcedores protestam contra a morte de um torcedor sérvio esfaqueado Imagem: AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC

Das agências internacionais

Em Belgrado (Sérvia)

22/11/2014 09h06

Uma partida de basquete terminou em tragédia em Istambul, na Turquia. Uma briga entre torcedores turcos e sérvios ocasionou na morte de uma pessoa esfaqueada durante a partida entre Galatasaray e Estrela Vermelha pela fase regular da Euroliga.

A Euroliga de basquete, seus clubes e seus técnicos de todo o continente se unem à família mundial do esporte para chorar a morte de um torcedor visitante em Istambul nesta sexta e condenam a violência absurda que lhe custou a vida”, disse a entidade em um comunicado.

De acordo com a agência estatal sérvia Tanjug, o torcedor Marko Ivkovic, de 25 anos, foi apunhalado no peito e foi levado às pressas no hospital. Após uma cirurgia que durou 5h, ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Torcedores do Galatasaray atacaram um grupo de 400 seguidores do Estrela Vermelha para não permitir que comprassem ingressos para o jogo. Durante a confusão, Ivkovic acabou esfaqueado.

“Restavam ingressos, mas quando o clube [turco] soube que chegavam torcedores sérvios, anunciou com a cooperação da polícia que todos os bilhetes haviam sido vendidos”, acusou o presidente do Estrela Vermelha, Nebojsa Covic. “A organização foi vergonhosa, o comportamento da polícia foi vergonhoso”.

Essa é a primeira vez na história da Euroliga que ocorre uma morte em briga de torcidas. A entidade pediu aos clubes e às autoridades turcas que a mantenham informada sobre as investigações. Já o Galatassaray afirmou que seus torcedores não têm nada a ver com a morte do jovem sérvio.

“Queremos ressaltar mais uma vez que a violência contraria os princípios do esporte e é inaceitável, venha de onde venha”, afirmou o clube turco.

Como no futebol, briga de torcidas é algo comum no basquete turco. Em 2012, enfrentamentos violentos ocorreram entre aficionados do Galatasaray e do Olympiacos, que viajaram a Istambul para assistir à final da Euroliga contra o CSKA Moscou.

O primeiro ministro da Sérvia, Aleksandar Vucic, expressou sua “indignação por esse assassinato monstruoso”, segundo comunicado. O país pede que o assassino seja rapidamente “identificado, detido e punido severamente”.

Já o primeiro ministro turco, Ahmet Davutoglu, enviou a Vucic seus pêsames e prometeu que as autoridades turcas farão todo o possível para prender o culpado.

O incidente, porém, promete trazer problemas diplomáticos aos dois países. Isso porque Vucic comunicou seu colega turco que pretende negar a entrada no país do técnico do Galatasaray, Ergin Ataman, que acusou Ivkovic e os outros torcedores sérvios atacados de “terrorismo”.

O Galatasary venceu o Estrela Vermelha por 110 a 103. As duas equipes estão empatadas na vice-liderança do grupo D da Euroliga, com três vitórias e três derrotas.