Topo

Kobe ultrapassa Michael Jordan oficialmente. Mas só em pontos

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 22h50

É oficial. Kobe Bryant, neste domingo, se tornou maior que Michael Jordan. Se não na qualidade do jogo, apesar de todas as semelhanças (ver vídeos acima), na quantidade de pontos. Kobe, durante a partida do Los Angeles Lakers contra o Minnesota Timberwolves, alcançou a marca de 32.293 pontos na carreira e se tornou o terceiro maior cestinha da história da NBA. O feito foi conquistado durante o 2° quarto da partida, ainda não encerrada, após ele converter um lance-livre, seu 9° ponto no jogo.

O jogo foi paralisado no exato momento em que o lance-livre foi convertido. Kobe foi abraçado por todos os jogadores em quadra, além de aclamado pela torcida em Minnesota e por seu técnico, Byron Scott. Ele ficou com a bola com a qual alcançou a marca.

Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos, cai para a quarta posição, com 32.292. O líder é Kareem Abdul-Jabbar, um dos melhores pivôs de todos os tempos, que anotou 38.387 pontos na carreira. Em segundo aparece Karl Malone, o único entre os quatro que nunca levou um título da melhor liga de basquete do mundo, com 36.928.

A diferença entre as marcas de Kobe e Jordan está na quantidade de jogos e temporadas necessárias para a conquista de seus números. Kobe está em sua 19ª temporada, enquanto Jordan jogou 15 vezes a liga. Além disso, Jordan atuou por duas equipes - Chicago Bulls e Washington Wizards -, enquanto Kobe construiu toda sua carreira pelos Lakers.

Curiosamente, Kobe chegou a terceira colocação jogando em um dos piores times dos Lakers do qual fez parte. É praticamente impossível que a equipe chegue aos playoffs - na verdade, a briga é contra a lanterna da Conferência Oeste. Os Lakers estão em 13°, com 7 vitórias e 16 derrotas. Jordan também chegou a sua marca em um time ruim: os Wizards, no qual jogou por duas temporadas após voltar de sua segunda aposentadoria, sem conseguir chegar aos playoffs.

Jordan é também a maior inspiração de Kobe. Phil Jackson, técnico de Jordan nos 6 títulos que conquistou com os Bulls e dos 5 de Kobe com os Lakers, escreveu em seu livro "Eleven Rings" (Onze Anéis) uma passagem que exemplifica bem isso: "Kobe sempre quis superar Jordan como o maior jogador de todos os tempos. A obsessão dele com Jordan era impressionante. Não só ele pegou para si vários dos movimentos de Michael, como foi afetado por várias das manias de Jordan”, escreveu Jackson.

“Uma vez, jogando em Chicago, orquestrei um encontro entre eles, acreditando que Michael poderia ajudar Kobe a mudar sua atitude para uma que ajudasse mais o trabalho em equipe. Depois que eles apertaram as mãos, as primeiras palavras que saíram da boca de Kobe foram: ‘Você sabe que eu ganharia fácil de você no um contra um’", completou. 

Michael Jordan se pronunciou sobre a marca de Kobe ainda durante o duelo entre Lakers e Wolves: “Parabenizo Kobe por alcançar esta marca. Ele é obviamente um grande jogador, com forte ética e muita paixão pelo basquete. Eu adorei ver o jogo dele evoluir ao passar dos anos e espero para ver o que ele alcançará mais para a frente”, disse Jordan a AP.

Abaixo, compare a carreira dois dois, em números, no exato momento em que Kobe passou Jordan na pontuação: