Topo

NBA se solidariza e manda camisa para pivô Rolando após matéria do UOL

Rolando exibe camisa que ganhou de presente da NBA - Arquivo pessoal
Rolando exibe camisa que ganhou de presente da NBA Imagem: Arquivo pessoal

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 06h00

Primeiro brasileiro a atuar na NBA, o ex-pivô Rolando passou mais de 15 anos se lamentando por não ter em sua casa nenhuma recordação do tempo que defendeu o Portland Trail Blazers. A camisa de número 32 que vestiu em 12 partidas da temporada 1988/89 foi levada de sua mala após um treino do Pinheiros, clube pelo qual jogou entre 1998 e 1999.

Mas se não conseguirá ter de volta o modelo original que vestiu na época que esteve nos Estados Unidos, o ex-jogador não tem mais motivos para ficar frustrado pelo furto. Há duas semanas, Rolando teve uma surpresa. O escritório da NBA no Brasil lhe enviou de presente uma camisa de jogo atual do Portland com o número 32 e seu sobrenome “Ferreira” estampado. A iniciativa partiu após o ex-pivô revelar o causo em entrevista ao UOL Esporte em outubro.

“A NBA preza muito a relação com os ídolos e, aqui no Brasil, não poderia ser diferente. Rolando é um ídolo do basquete brasileiro e o pioneiro na NBA. Soube do que aconteceu pela reportagem e fico feliz por podermos resgatar um pouco dessa história, mesmo que muitos anos depois. A ideia de produzir a camisa foi a maneira que a liga encontrou, não de reparar o furto, mas de manter viva a lembrança de sua passagem pela NBA, mostrar o carinho e o respeito que temos por esse grande atleta”, afirmou Arnon de Mello,  diretor-executivo da NBA no Brasil.

Como não poderia deixar de ser, Rolando mostrou-se lisonjeado com a homenagem recebida e afirmou que desta vez não sairá de casa com a camisa.

“Achei sensacional o que fizeram, fiquei muito feliz mesmo com este reconhecimento por parte da NBA. Depois da reportagem, muita gente veio falar comigo. Agora, vou pegar e enquadrar esta camiseta. Não vai sair de casa de jeito nenhum”, afirmou Rolando.

Rolando, que hoje tem 50 anos,  entrou na liga americana no draft de 1988. Saído da Universidade de Houston, foi selecionado na segunda rodada (26ª escolha no geral). Em 12 partidas pelo Blazers, totalizou 34 minutos, nove pontos,  13 rebotes e uma assistência.