Topo

Kobe recebe homenagem, mas perde cesta decisiva em derrota dos Lakers

Do UOL, em São Paulo

20/12/2014 09h17

A noite de sexta-feira (19) tinha tudo para ser especial para Kobe Bryant. Era o primeiro jogo do astro do Los Angeles Lakers em casa depois de ele ter passado Michael Jordan e assumido a condição de terceiro maior cestinha da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos). Por isso, o ala-armador recebeu uma homenagem de torcedores e da família no Staples Center, em Los Angeles. Contudo, o desfecho esteve longe de ser festivo. O camisa 24 errou a bola decisiva, e os Lakers perderam para o Oklahoma City Thunder por 104 a 103.

“Foi frustrante. Eu tive chance de mudar isso. Em alguns jogos você acerta, e em outros você não consegue. Eu só tenho de seguir tentando fazer coisas diferentes para acertar nos próximos”, disse Bryant.

Antes do início do jogo, o ala-armador de Los Angeles foi homenageado na quadra do Staples Center. A mulher e as filhas do astro participaram da cerimônia.

Para piorar, o erro no último lance não foi a única coisa negativa da noite de Bryant. Ele teve apenas 3/15 nos tiros de quadra e não acertou nenhuma em três tentativas da linha de três pontos. O camisa 24 fechou a partida com nove pontos – Ed Davis, com 18, foi o cestinha dos Lakers.

O OKC jogou desfalcado do astro Kevin Durant, acometido por uma lesão no tornozelo. Isso aumentou a responsabilidade do armador Russel Westbrook, que respondeu com 31 pontos e dez assistências. Ibaka (16 pontos e sete rebotes) e Reggie Jackson (25 pontos) foram os outros destaques da franquia.

“Tivemos muitas coisas boas hoje [sexta-feira]. Tivemos oportunidades para defender, e a equipe toda foi bem nisso. Todos fizeram seus trabalhos”, elogiou Scott Brooks, técnico de Oklahoma.

Westbrook chegou a fazer 104 a 101, mas Jeremy Lin descontou a 32 segundos do fim. Westbrook perdeu o ataque seguinte, e os Lakers, que estavam um ponto atrás, podiam ter passado na frente. Kobe teve nas mãos a bola da vitória, mas mandou no aro.

San Antonio Spurs perde em jogo de três prorrogações

Dono de um dos elencos mais experientes da NBA, o San Antonio Spurs sofreu pela segunda vez consecutiva com um jogo de três prorrogações. Assim como havia acontecido na quinta-feira (18), na derrota para Memphis, a franquia passou por três tempos extras até ser derrotada pelo Portland Trail-Blazers (129 a 119).

Foi a terceira derrota consecutiva do San Antonio Spurs na prorrogação jogando como mandante. “Foi provavelmente a melhor vitória da nossa equipe na temporada”, opinou Terry Scotts, treinador dos Blazers.

Nem o desempenho de Tim Duncan foi suficiente para parar os visitantes. O ala-pivô fechou o jogo com 32 pontos e dez rebotes. “Ele foi incrível”, disse Gregg Popovich, técnico dos Spurs. Danny Green, com 27 pontos e dez rebotes (três de três na linha dos três pontos), também foi destaque.

O grande nome da noite, contudo, foi o armador Damian Lillard. O jogador de Portland anotou 43 pontos. “Eles tiveram duas oportunidades para nos matar, mas deixaram a porta um pouco aberta. Nós aproveitamos para levar o jogo adiante, o que não é o que acontece normalmente. Eles costumam matar as partidas”, avaliou Lillard.

LeBron supera Barkley e vira 23º maior cestinha da história

Numa temporada marcada pelo feito de Kobe Bryant, que superou Jordan e se tornou o terceiro maior cestinha da história da NBA, LeBron James também ganhou postos nessa lista. O jogador do Cleveland Cavaliers bateu Charles Barkley na última sexta-feira e chegou ao 23º lugar entre os maiores pontuadores da história.

James anotou 22 pontos na vitória do Cleveland Cavaliers por 95 a 91 sobre o Brooklyn Nets. Com isso, chegou a 23.776 na carreira – ele está a apenas 52 de Allen Iverson, o 22º maior de todos os tempos.

Depois do jogo, o astro minimizou o feito e creditou a vitória ao desempenho de Mike Miller, que contribuiu com 21 pontos e acertou sete bolas em oito tentativas da linha de três. “Você sabe que sempre pode contar com ele. Nós precisamos, e ele estava lá”, elogiou o camisa 23.