Topo

Varejão passará por cirurgia no tornozelo e está fora da temporada da NBA

Varejão se lesionou em partida na noite de terça-feira - Mike Lawrie/Getty Images/AFP
Varejão se lesionou em partida na noite de terça-feira Imagem: Mike Lawrie/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/12/2014 15h31

O ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, de 32 anos, está fora da temporada 2014/2015 da NBA. Um exame realizado na manhã desta quarta-feira apontou a ruptura do tendão calcâneo (antes chamado de tendão de Aquiles) da perna esquerda do jogador do Cleveland Cavaliers e ele terá de ser submetido a uma cirurgia.

"Não vou passar o Natal do jeito que esperava. Estou triste, chateado, claro, esta é uma temporada especial, estava me sentindo bem, jogando bem, mas aconteceu. Faz parte. Agora é trabalhar fora de quadra, pensar na recuperação, manter a cabeça boa, sem pressa, para voltar bem. Vou ficar na torcida pela equipe, estar sempre por perto do time, torcendo e apoiando o Cleveland. Tenho que agradecer muito aos fãs, amigos, minha família, pelas mensagens de carinho, recebi muitas e isso me dá força, faz eu me sentir melhor", afirmou.

Em sua recuperação, o jogador será acompanhado pelos médicos Richard Parker e Brian Donley, da Cleveland Clinic, que vão definir sobre data da operação e etapas da reabilitação.

Varejão sofreu a lesão na noite de terça-feira durante partida entre o Cleveland e o Minnesota Timberwolves. Enquanto brigava por posição em baixo da cesta, ele caiu e não conseguiu se levantar. Ele precisou deixar a quadra amparado por companheiros e foi diretamente ao vestiário. Ele deixou o ginásio com o tornozelo imobilizado e usando muletas.

Na partida disputada em Cleveland e vencida pelo Cavaliers por 125 a 104, Varejão atuou por 17 minutos e anotou seis pontos. A lesão ocorreu quando faltavam 7min30 para o fim do terceiro quarto.

Nesta temporada, Varejão havia participado de todos os 26 jogos do Cleveland, e registrava médias de 9,8 pontos, 6,5 rebotes e 24,5 minutos por partida.

Com a confirmação da lesão, esta será a quatro das últimas cinco temporadas da NBA que Varejão terá disputado menos de 31 partidas, fazendo dele um dos jogadores que mais sofrem com problemas físicos na liga americana.