Topo

Eurico sofre primeira derrota no Vasco. E não foi no futebol

Rogério Klafke foi um dos destaques do Vasco nos tempos áureos - Marcelo Régua/Agência O Dia
Rogério Klafke foi um dos destaques do Vasco nos tempos áureos Imagem: Marcelo Régua/Agência O Dia

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 18h12

A administração de Eurico Miranda no Vasco sofreu nesta quinta-feira a sua primeira derrota nos bastidores. E ela aconteceu no basquete. Em assembleia realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo, a maioria dos clubes que disputa o NBB votou contra a inclusão do clube cruz-maltino na edição de 2015 da Liga Ouro, a divisão de acesso ao campeonato nacional.

Por oito votos a sete, o Vasco não poderá disputar o torneio e, desta forma, está automaticamente fora da temporada 2015/2016 do NBB. 

A entrada do Vasco na Liga Ouro havia sido articulada nesta semana. Uma reunião na tarde de terça-feira no Rio de Janeiro praticamente acertara a inclusão do clube na divisão de acesso. A assembleia, porém, não ratificou o que havia sido combinado previamente.

"Tive esta reunião na terça-feira e o pessoal da LNB demonstrou muito interesse em contar com o Vasco na competição. Vim para São Paulo para oficializar nosso projeto e apresentá-lo aos demais clubes pensando se tratar de uma questão de formalidade. Depois de fazer minha apresentação, fui convidado a me retirar da sala para que fizessem uma votação que eu nem sabia que aconteceria. Fiquei perplexo com o resultado final. Quem votou contra deve ter suas razões. Cabe a nós aceitar. Agora, vamos ver se no ano que vem conseguimos", afirmou ao UOL Esporte Fernando Lima, vice-presidente de Quadra e Salão do Vasco.

Lima disse ainda que Eurico Miranda havia ficado empolgado com a possibilidade de o Vasco voltar a disputar grandes competições de basquete e não mediu esforços para tornar a empreitada possível.

"Depois desta reunião de terça-feira, fui falar com o Eurico e rapidamente conseguimos levantar o valor para montar um time para ser campeão e jogar a próxima temporada do NBB. Inclusive, já estávamos apalavrados com cinco jogadores e estávamos observando três estrangeiros", contou Lima, que foi o homem forte do basquete do Vasco no fim da década de 1990 e início dos anos 2000.

Naquele período, o clube conquistou o bicampeonato brasileiro (2000 e 2001), o título da Liga Sul-Americana (1999 e 2000) e foi vice-campeão do Mc Donald's Championship de 2000 ao ser derrotado pelo San Antonio Spurs na decisão.

Além do Vasco, outro time que teve sua participação vetada foi o Jacareí. A Liga Ouro terá início na segunda quinzena de fevereiro e contará com a participação de quatro equipes: Campo Mourão-PR, Sport-PE, Caxias do Sul-RS e Ceub-DF. Estes times já haviam feito a inscrição anteriormente. Porém, como o começo do torneio sofreu atraso discutiu-se a possibilidade da inclusão de novas agremiações, o que acabou não ocorrendo.

PRESIDENTE MANTIDO

Na assembleia, também foi definida a reeleição por aclamação de Cássio Roque como presidente da LNB. Ele ficará mais dois anos à frente da entidade, tendo João Fernando Rossi como vice-presidente.