Topo

NBB acumula confusões e problemas extra quadra em ano de parceria com NBA

Confronto entre Palmeiras x Minas teve confusão no fim da partida - Fábio Menotti/Ag.Palmeiras
Confronto entre Palmeiras x Minas teve confusão no fim da partida Imagem: Fábio Menotti/Ag.Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 06h00

A rodada do NBB na noite da última terça-feira (07) foi manchada por uma confusão na partida entre Palmeiras e Minas Tênis. Com as luzes do ginásio apagadas logo após o término do confronto, torcedores agrediram a arbitragem, que teve que sair de quadra escoltada por seguranças.

A confusão engrossa a lista de problemas enfrentados pela competição nacional em sua sétima temporada, justamente no momento em que acaba de fechar uma parceria inédita com a NBA, e mostra o longo caminho a ser percorrido em busca do padrão de excelência da liga norte-americana.

1- Ginásio interditado no Rio

Flamengo joga com portões fechados - Luiz Pires/LNB - Luiz Pires/LNB
Imagem: Luiz Pires/LNB
Em novembro, o Ministério Público do Rio de Janeiro ordenou que o ginásio do Tijuca Tênis Clube fosse fechado para eventos esportivos por não atender condições de segurança. A situação fez com que o Flamengo atuasse com portões fechados na partida contra Franca, jogo que marcaria o reencontro com sua torcida após título intercontinental e amistosos na NBA.

Dias depois, o problema fez com que o jogo entre Flamengo e Pinheiros fosse cancelado horas antes de sua realização. Até o momento, não há previsão de quando a partida ocorrerá. O ginásio acabou liberado na rodada seguinte e recebeu dois jogos desde então.

2- Franca em situação difícil
Léo Meindl é um dos destaques do Franca na disputa do NBB - Luiz Pires/FOTOJUMP - Luiz Pires/FOTOJUMP
Imagem: Luiz Pires/FOTOJUMP
O mais tradicional clube do basquete brasileiro luta para não fechar as portas. Após perder seu principal patrocinador, o Franca ameaçou encerrar suas atividades profissionais nesta temporada. Sem ter como arcar com a folha salarial, a equipe apelou à população e até uma ‘vaquinha’ virtual foi criada para tentar levantar fundos.

3- Goteiras adiam jogo
Bauru no NBB - Henrique Costa/Bauru Basket - Henrique Costa/Bauru Basket
Imagem: Henrique Costa/Bauru Basket
Novamente um ginásio brasileiro sofreu com goteiras em dias de chuva forte. Desta vez o problema ocorreu em Bauru, na partida entre o time da casa e o Basquete Cearense, em novembro. Sem condições para a realização da partida, o jogo acabou suspenso e remarcado para uma sexta-feira pela manhã.

4- Briga dentro de quadra
O Palmeiras esteve envolvido em outra confusão neste início de temporada. Em partida contra o Rio Claro, o ala Diego se irritou após sofrer falta dura e acertou um soco no rosto de Lucas Tischer, que caiu no chão. Os dois atletas foram julgados pela comissão disciplinar e punidos com quatro jogos de suspensão.

5- Ônibus assaltado na estrada
Jogadores do Uberlândia comemoram conquista do Campeonato Mineiro de basquete - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
A delegação do Uberlândia passou por momentos de terror durante a viagem para a partida contra o Basquete Cearense. Bandidos armados abordaram o ônibus do time na Rodovia BR-50, nas proximidades de Uberaba, e assaltaram jogadores e comissão técnica. Recém-chegado, o norte-americano O’Neal Mims levou uma coronhada. O incidente fez com que o jogo que ocorreria em Fortaleza fosse adiado.

6- Arbitragem agredida

Uma marcação polêmica da arbitragem nos segundos finais foi o estopim para a confusão na partida entre Palmeiras e Minas Tênis. As luzes se apagaram, os árbitros ficaram no meio da quadra esperando policiamento e saíram escoltados rumo ao vestiário. Mesmo assim, foram agredidos com copos, socos e pontapés por cerca de 30 torcedores.