Topo

Nike é processada por uso de logomarca inspirada em Michael Jordan

Silhueta de Jordan feita a partir da foto original (à esq) e logo da Nike (dir) - Reprodução
Silhueta de Jordan feita a partir da foto original (à esq) e logo da Nike (dir) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/01/2015 20h33

A Nike está sendo processada por causa de sua famosa logomarca conhecida como “Jumpman” (“O homem que pula”, em tradução livre), inspirada em um salto do ex-jogador Michael Jordan. A imagem ajudou a empresa a vender bilhões de dólares em produtos relacionados a Jordan, principalmente tênis.

O autor do processo é o fotógrafo Jacobus Rentmeester, que diz ter tirado a foto que teria inspirado a criação da logomarca. Ele acusa a Nike de infringir a lei de direitos autorais dos EUA e pede uma parte dos lucros que a empresa teve com produtos baseados em Jordan. Estima-se que essas vendas tenham chegado a 3,2 bilhões de dólares só em 2014.

Rentmeester diz ter tirado a foto em um aquecimento de Jordan para a Olimpíada de 1984. A imagem foi publicada na revista Life e, depois disso, um executivo da Nike pagou cerca de 150 dólares a Rentmeester pelo uso temporário de seus negativos.

De acordo com o fotógrafo, a empresa usou a foto para desenhar o logo que ficaria associados ao tênis Air Jordan, um dos mais famosos e bem-sucedidos produtos da companhia. A logomarca e a foto não apresentam Jordan na mesma posição, mas Rentmeester acredita que a inspiração é óbvia.

Em 1985, depois de ameaçar processar a Nike, o fotógrafo autorizou, em troca de 15 mil dólares, que a empresa usasse o logo em outdoors e anúncios no país, mas de acordo com ele, esse contrato não tem mais validade.

A Nike se recusou a comentar o processo.