Topo

Ele foi reserva de Kobe e jogou nos Globetrotters. Hoje é pastor em igreja

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 06h00

Jefferson Sobral já passou pelo Los Angeles Lakers, substituiu Kobe Bryant em um jogo da pré-temporada da NBA de 2002 e fez mais de 100 partidas pela famosa equipe dos Harlem Globetrotters. Hoje, aos 34 anos, segue jogando basquete por lazer na equipe de Poá, que disputa a segunda divisão do Campeonato Paulista. E apesar de o esporte da bola laranja ainda ser algo que lhe dá prazer, são outras as atividades que tem pautado a vida do paulistano. A principal delas, como ele mesmo define é “pregar a palavra de Deus”.

“O fim da minha vida é a igreja. Me tornei pregador do evangelho e abri um ministério da Assembleia de Deus aqui em Santo André, onde moro, faz um ano. É algo que faço com amor, que me enche de orgulho e me preencheu um vazio que sentia. Me sinto muito bem. Sou evangélico desde 2002. Estava me afastando dos caminhos certos e a igreja me resgatou ”, afirmou o ala.

Sobral faz as pregações em sua igreja sempre às quartas-feiras. Consegue atrair entre 50 e 70 fiéis. Além disso, visita outros ministérios. Em algumas semanas, chega a participar de até três cultos.

E o pastor Sobral não se dedica apenas a isso. Há pouco mais de dois anos, está estudando Direito na Faculdade Anhanguera, em Santo André. Começou o curso em 2012, após deixar o Tijuca Tênis Clube, pelo qual disputou aquela temporada do NBB, o campeonato nacional da modalidade.

“Só ser pastor sem nenhum curso não traz muita credibilidade. Quis me aprofundar nos conhecimentos do Direito, nas leis de Deus e do Homem. Ainda não sei direito em qual área vou seguir, mas provavelmente será algo voltado ao Direito esportivo”, contou Sobral, que havia se aposentado do basquete depois da experiência no Tijuca.

Só mudou de ideia pois recebeu o convite do amigo Julio Malfi, treinador de Poá, para defender a equipe da Grande São Paulo.

“O Julio é um grande amigo que tenho e gostei da ideia de ajudá-lo. Minha rotina é tranquila, pois Poá é perto de Santo André e consigo conciliar bem meus treinos com as outras atividades”, disse Jefferson, irmão das jogadoras Leila e Marta Sobral.

Disputar a segunda divisão estadual em ginásios pequenos e com jogos de nível técnico não tão elevados é uma realidade que não incomoda nem um pouco quem já teve a oportunidade de usar as melhores instalações do mundo nos Estados Unidos, conviver com astros como Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e o técnico multicampeão Phil Jackson. “Jogo basquete por prazer”, afirmou.

Na passagem de pouco mais de dois meses que teve pelo Lakers em 2002, Sobral teve uma experiência que considera inesquecível. Durante um jogo da pré-temporada, substituiu Kobe. Fez quatro partidas antes de acabar dispensado.

“Foi a época que o Lakers tinha acabado de ser tricampeão e uma equipe assim forte, obviamente não precisaria de reforços. Mas foi uma experiência sensacional poder conviver com caras como aqueles. Aprendi muito”, disse Sobral, que ainda passou por Milwaukee Bucks, Deenver Nuggets, Seattle Supersonics e Cleveland Cavaliers. Entretanto, nunca disputou uma partida oficial. Fez apenas treinos, participou da Liga de Verão e Jogos da Pré-Temporada. Sua última chance na NBA foi em 2012, quando por indicação do amigo Nenê foi fazer um teste no Washington Wizards. Acabou reprovado.

O sucesso que Sobral teve nos Estados Unidos foi no Harlem Globetrotters, famosa equipe que mistura atleticismo, teatro e comédia em suas apresentações. Entre 2006 e 2007, o ala rodou por todo o país e fez mais de 100 partidas. Até hoje, é o único brasileiro que teve a oportunidade de vestir a camisa do time.

“Eu havia acabado de ser dispensado do Denver e, por meio dos meus agentes, recebi um convite para fazer teste e acabei aprovado. Meu jeito descontraído de agir, este espírito brincalhão que tenho se encaixava com o perfil do time. Esta oportunidade foi fantástica e me fez sentir bem após a frustração de ser cortado da NBA. O Harlem Globetrotters fez eu ver o basquete como deve ser, com amor”, concluiu.