Topo

NBA tem recorde de LeBron, bate boca nos Mavs e show de MVP das Estrelas

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 08h44

A NBA teve uma rodada quente na noite desta terça-feira (24). Em apenas quatro jogos, ela contou com mais um recorde batido por LeBron James, um bate boca entre o armador Rajon Rondo e o técnico do Dallas Mavericks e mais um show do MVP do All-Star Game, Russell Westbrook.

Para os brasileiros, a rodada ainda foi diferente por causa da estreia da liga norte-americana no Sportv. A emissora, que dividirá com outros três canais as transmissões da NBA para o país, passou a vitória do Dallas Mavericks sobre o Toronto Raptors.

LeBron, o quebrador de recordes

Parece que LeBron James não se cansa de quebrar recordes. Nesta terça, o astro do Cleveland Cavaliers tornou-se o ala com o maior número de assistências na história da NBA durante a vitória sobre o Detroit Pistons por 102 a 93.

LeBron chegou a 6.136 passes que resultaram em cestas. O recordista anterior era o lendário Scottie Pippen, que distribuiu 6.135 assistências na carreira. John Havlicek, Larry Bird e Kevin Garnett completam o top 5, segundo a NBA.

“Isso significa muito para mim. Significa mais que superar Allen Iverson no ranking de cestinhas no jogo passado, porque sempre tive muito orgulho em passar a bola. Para mim, meu maior desafio sempre foi ajudar meus companheiros a serem bem sucedidos, não a mim mesmo”, disse LeBron.

“Quando cresci, eu amava Michael Jordan. Mas, quando você é criança, não pensa que pode crescer e ser Michael Jodan. Moldei muito do meu jogo vendo Scottie Pippen, porque era o tipo de estrela que pensava que poderia ser. Então é uma grande sensação quebrar um recorde que ele possuía”, completou o astro dos Cavs, que anotou 19 pontos e distribuiu 11 assistências contra os Pistons.

Rondo, o esquentadinho

O tempo fechou entre Rajon Rondo e o técnico do Dallas Mavericks Rick Carlisle durante a vitória sobre o Toronto Raptors por 99 a 92. No terceiro quarto, o treinador cobrou duramente o armador por uma jogada e deu origem a um bate boca durante pedido de tempo.

Rondo foi sacado do time e passou o restante da partida no banco. O armador deixou o ginásio sem falar com os jornalistas, enquanto o Carlisle falou em “diferença de opiniões” e defendeu a decisão de tirar o astro do time.

“Coisas assim nunca são boas. É uma pena, mas acontece. Depende de como o time responde”, opinou Dirk Nowitzki, autor de 18 pontos contra os Raptors. Monta Elis, com 20 pontos, foi o cestinha.

Apesar do problema, Rondo deve estar de volta ao time titular nesta quarta-feira, contra o Atlanta Hawks. “Foi por isso que o trouxemos”, comentou o Carlisle.

Westbrook, o MVP inspirado

Ser eleito o melhor jogador do All-Star Game parece ter surtido efeito em Russell Westbrook. O armador tem ‘voado’ em quadra e comandado a reação do Oklahoma City Thunder. Diante do Indiana Pacers nesta terça-feira, mais uma atuação de gala na vitória por 105 a 92.

Mesmo poupado em todo o último quarto, Westbrook chegou ao terceiro triplo-duplo na temporada ao registrar 20 pontos, 11 rebotes e 10 assistências.

“Todos estão jogando com grande confiança. Estão jogando juntos, fazendo passes extra e os caras estão criando arremessos livres. Assim fica fácil para todo mundo. Estou feliz em ver todos se dando bem”, disse Westbrook.

Estreia no Sportv

Os fãs de NBA no Brasil ganharam mais uma opção para acompanhar o melhor basquete do mundo. O Sportv fez sua primeira transmissão da liga norte-americana na partida entre Mavericks e Raptors, com narração de Roby Porto e comentários de Byra Bello e o ex-árbitro Renatinho.

E quem assistiu ao jogo inaugural viu as qualidades e defeitos que a emissora carioca imprime em todos os eventos que apoia. Os nomes dos ginásios foram modificados para esconder os patrocinadores, houve um certo exagero no didatismo, mas também teve um pré-jogo caprichado e bom desempenho de Roby Porto. Confira aqui a análise.