Topo

Promessa do basquete sofre parada cardíaca e morre aos 14 anos na Argentina

Santiago Gillard morreu aos 14 anos após sofrer duas paradas cardíacas - Reprodução/Facebook
Santiago Gillard morreu aos 14 anos após sofrer duas paradas cardíacas Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 19h28

Uma jovem promessa do basquete argentino morreu ontem aos 14 anos na província de Santa Fé após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias enquanto praticava lances livres num clube local.

Santiago Gillard estava treinando com outros colegas quando caiu no chão e foi atendido por um médico que tentou reanimá-lo. Mas o Rivadavia, clube do garoto, não contava com um desfribilador em sua sede. Gillard ainda chegou com sinais vitais no Hospital José Maria Cullen, mas não resistiu.

"Ele chegou ontem com uma parada cardíaca no hospital. Fizemos a reanimação e ele passou por cuidados intensivos, mas teve uma nova parada que levou à sua morte", afirmou o diretor do centro médico, Roberto Chiito.

“Em clubes que participam de competições, os clubes devem fazer os estudos anteriores. Agora, pode-se sempre estar exposto a algo inesperado que pode acontecer. Você pode morrer de morte súbita após uma arritmia", concluiu Chiito.

Santiago Gillard era o caçula de três irmãos e o único que decidiu seguir os passos de seu pai, Marcelo "Chino" Gilliard, professor de educação física que jogou basquete em vários clubes argentinos.

O ambiente em Santa Fé ficou abalado com a morte do jovem, que também tinha jogado no Regatas e até participou da seleção Sub 15 da província. O torneio local foi suspenso e quando retornar haverá um minuto de silêncio antes do início de cada jogo.

O presidente da Associação de Basquetebol de Santa Fé, Roberto Monti, lamentou a perda. "O menino era saudável, e apenas um dia depois de sua morte passaria por exame médico", afirmou.