Topo

Presidente da CBB minimiza preocupação de Magnano: "Estaremos na Olimpíada"

Representante da Fiba e presidente da CBB lado a lado no Final Four: indefinição sobre Olimpíada - Edison Vara / Site oficial da Fiba
Representante da Fiba e presidente da CBB lado a lado no Final Four: indefinição sobre Olimpíada Imagem: Edison Vara / Site oficial da Fiba

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2015 06h02

Durante a entrevista coletiva do Final Four da Liga das Américas, que acontecerá neste fim de semana no Maracanãzinho (RJ), o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, tratou de minimizar a preocupação do técnico Rubén Magnano sobre uma possível não obtenção de uma vaga direta da Seleção para os Jogos Olímpicos de 2016.

A  Fiba (Federação Internacional de Basquete) adiou recentemente a decisão sobre a questão para o dia 30 de junho, quando ocorrerá o próximo congresso da entidade, e o treinador demonstrou temor com o planejamento da equipe, que tem três competições pela frente em 2015: Universíade, Jogos Pan-Americanos e Pré-Olímpico.

"Nós temos a absoluta certeza de que estaremos na Olimpíada. Não se pensa diferente disto. Tanto que nosso planejamento está sendo seguindo à risca. O pessoal vai se apresentar, vamos disputar o Sul-Americano e o Pré-Olímpico também. Isso não está afetando em nada nosso planejamento", garantiu ao UOL Esporte Carlos Nunes.

Ainda reticente, Magnano revelou no início desta semana que irá viajar aos EUA e à Europa para encontrar com os jogadores brasileiros no intuito de debater sobre tais competições. O treinador, no entanto, não perdeu a oportunidade de mostrar sua insatisfação.

“Temos de trabalhar pensando o pior, de que teremos de ir ao Pré-Olímpico do México e tratar de ganhar a vaga. Não é fácil, são duas vagas na América. Claro que se a vaga vier, é muito melhor. Hoje, está complicado fazer uma programação", lamentou ao site da CBB.

Mesmo ciente da preocupação de seu técnico, Carlos Nunes voltou a tranquilizar:

"Nós vamos estar na Olimpiada, tranquilo. Nosso planejamento não vai sofrer nenhuma solução de continuidade".

Representando a Fiba no Final Four, Javier Otero, diretor de comunicações da entidade, não demonstrou a mesma convicção.

“"Isso será decidido na próxima reunião da Fiba. Ainda não está definido”, ressaltou.

Caso a Fiba não dê vaga direta para o Brasil, a seleção precisará ficar com o título ou vice-campeonato do Pré-Olímpico de Montererrey (MEX) para ter vaga nos Jogos. A competição no México será disputada entre  os dias 25 de agosto e 6 de setembro. Se ficar em terceiro ou quarto, terá de jogar o Pré-Olímpico Mundial em 2016, entre 4 e 11 de julho.

As datas de convocação e início de treinamentos para o Pan e Pré-Olímpico estão totalmente atreladas à decisão da Fiba. Caso o Brasil não receba o convite, Rubén Magnano nem sequer deverá viajar para Toronto (CAN) para comandar o time nacional na disputa dos Jogos Pan-Americanos, entre 10 e 26 de julho. Sua prioridade será armar uma equipe forte para a disputa em Monterrey.

No feminino, a CBB também esperar uma definição da Fiba quanto à participação da seleção na Olimpíada. O Pré-Olímpico de Edmonton (CAN) será disputado entre 9 e 16 de agosto e apenas o campeão tem vaga direta na Rio-2016.