Topo

Leandrinho renasce em time nº1 da NBA após ter carreira nos EUA em xeque

Leandrinho em ação com o Golden State na temporada regular - Chris Humphreys-USA TODAY Sports
Leandrinho em ação com o Golden State na temporada regular Imagem: Chris Humphreys-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 06h00

No fim de 2013, quando voltou ao Brasil para defender o Pinheiros na disputa do NBB, Leandrinho parecia ter perdido de vez seu espaço na NBA. Recuperado de uma grave lesão sofrida no joelho esquerdo no início daquele ano ele tinha dificuldades para encontrar uma equipe na liga americana.

Pouco mais de um ano depois, o ala-armador de 32 anos defende o melhor time do campeonato e tem chances reais de se tornar o segundo brasileiro a levar a taça nos Estados Unidos – o primeiro foi Tiago Splitter, em 2014.

No Golden State Warriors, Leandrinho encontrou seu espaço e se tornou um reserva de suma importância no esquema do técnico Steve Kerr. Participou de 66 das 82 partidas e acumulou médias de 14,9 minutos, 7,1 pontos e 1,5 assistências. Em sua melhor atuação no campeonato até agora, fez 19 pontos em jogo contra o Utah Jazz no último dia 21.

Leandrinho, que na temporada passada fez 20 partidas pelo Phoenix Suns após deixar o Pinheiros, está longe de ser o brasileiro mais badalado na NBA atualmente e também de ser o atleta mais bem pago – tem vencimentos anuais de “apenas” USS 1.148.490 milhão (R$ 3,48 milhões). Mas em Oakland, na Califórnia, conseguiu reencontrar seus bons momentos e a felicidade.

“Talvez por tudo que passei recentemente, como as lesões e o retorno à NBA, seja mesmo o maior desafio da minha vida no basquete. Mas por outro lado, é algo que exigiu, desde o início, uma preparação muito intensa. E quando o time precisou de mim estava preparado para ajudar e ser importante. Isso me fez crescer rapidamente na equipe e me adaptar com mais facilidade ao time”, disse Leandrinho em entrevista ao blog Bala na Cesta, do UOL.


Aos 32 anos, Leandrinho é o jogador mais velho dos Warriors e tem tido importância também para orientar e passar dicas a Stephen Curry, de 27 anos, e Klay Thompson, de 25. Ambos são os astros e motores do Golden State, mas ainda carecem de experiência.

“Creio que o talento e a personalidade dos dois suprem essa possível falta de experiência. Isso sem falar no que os outros jogadores podem acrescentar neste quesito. E mais do que experiência jogo de playoff pede personalidade, e isso eles têm de sobra”, disse.

Leandrinho está com a moral tão elevada em Golden State que o jornal East Bay Express o coloca com uma das razões para acreditar que o time conseguirá seu primeiro título na NBA desde 1975. O profissionalismo e o espírito de grupo do brasileiro é colocado como um fator relevante.

“Mesmo quando não há minutos suficientes na rotação para jogadores que são pontuadores natos como (David) Lee e Leandro Barbosa, eles ainda são os primeiros a se levantarem do banco para apoiar os companheiros após uma boa jogada ou nos pedidos de tempo”, diz o jornal.

Em outro trecho da reportagem, Leandrinho é apontado como “uma arma capaz de ganhar um jogo”.

Na primeira fase dos playoffs, o Golden State medirá forças com o New Orleans Pelicans. A primeira partida da série em melhor de sete acontece no sábado.