Topo

Leandrinho é decisivo, e Warriors abrem 2x0; Bulls encaram brigas e vencem

John Henson, dos Bucks, e Joakim Noah, dos Bulls, discutem após jogada no segundo período da vitória do time de Chicago - Mike DiNovo-USA TODAY Sports - Mike DiNovo-USA TODAY Sports
John Henson, dos Bucks, e Joakim Noah, dos Bulls, discutem após jogada no segundo período da vitória do time de Chicago
Imagem: Mike DiNovo-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 07h28

A rodada de segunda-feira da NBA teve duas partidas, na segunda rodada da primeira fase dos playoffs. E, em ambas as partidas, os times que venceram na abertura mantiveram o bom momento e abriram 2 a 0. Primeiro foi o Chicago Bulls, que passou pelo Milwaukee Bucks por 91 a 82, em casa. Depois, o Golden State Warriors derrotou o New Orleans Pelicans, também em seu ginásio, por 97 a 87.

Leandrinho comemora durante a vitória dos Warriors sobre os Pelicans na NBA - EFE/JOHN G. MABANGLO  - EFE/JOHN G. MABANGLO
Leandrinho comemora durante a vitória dos Warriors sobre os Pelicans na NBA
Imagem: EFE/JOHN G. MABANGLO

Leandrinho foi uma arma decisiva dos Warriors para ficar mais perto de avançar na competição. O New Orleans surpreendeu e quase conseguiu vencer o Golden State, melhor equipe da temporada regular da NBA. Vindo do banco de reservas, o experiente brasileiro controlou os nervos da jovem equipe no momento decisivo, contribuindo com 12 pontos, uma assistência e um rebote em apenas 15 minutos em quadra.

Cestinha do jogo ao lado de Anthony Davis, principal astro dos Pelicans, Thompson marcou 14 dos seus 26 pontos no quarto período, quando o adversário pressionava para conseguir uma façanha - bater os Warriors em plena Oakland Arena - algo que apenas dois times fizeram na temporada regular: os atuais campeões do San Antonio Spurs e o Chicago Bulls.

Stephen Curry, dos Warriors e um dos principais candidatos a MVP na temporada, também se destacou, apesar de ofuscado por Klay Thompson. O ala anotou 22 pontos, deu seis assistências e pegou quatro rebotes. Mas decepcionou na porcentagem de arremessos acertados - apenas nove de 21 tentativas para dois pontos.

Davis foi mais uma vez o principal jogador dos Pelicans, igualando Thompson como cestinha da partida. Outros destaques da franquia de Nova Orleans foram o ala-armador Eric Gordon, com 23 pontos, e o armador Tyreke Evans, que obteve um duplo duplo - 16 pontos e dez assistências.

Brigas marcam Bulls x Bucks

Brigas e vitória dos Bulls

O jogo dos Bulls foi marcado por brigas e também por mais uma boa atuação de Jimmy Butler, cestinha da partida, com 31 pontos em 46 minutos que permaneceu em quadra. Ele ainda anotou 9 rebotes e duas assistências. Butler acertou 10 de 19 arremessos para dois pontos e três de nova para três pontos.

Derrick Rose colaborou bem, com 15 pontos. Pau Gasol e Joakim Noah destruíram no garrafão, com 16 e 19 rebotes, respectivamente. Khris Middleton foi o melhor dos Bucks, com 22 pontos.

Uma das brigas aconteceu no segundo quarto, num ataque dos Bucks em que dois rivais deram um encontrão e o clima fechou. John Henson foi acusado de empurrar Aaron Brooks, e a discussão acalorada entre as equipes acabou com a marcação de quatro faltas técnicas. 

A outra discussão ocorreu no quarto período, com cerca de três minutos para o fim do jogo. Uma disputa de bola no chão entre Nikola Mirotic e Zaza Pachulia terminou em empurrões e faltas técnicas e pessoais. 

Ao final do jogo, os Bulls só confirmaram a liderança construída a partir do segundo quarto para vencer com tranquilidade.

Warriors batem Pelicans