Topo

Rockets, Wizards e Cavs abrem 2 a 0 em noite de show e nova marca de LeBron

LeBron enterra no jogo em que se tornou o 7º maior cestinha dos playoffs - Jason Miller/Getty Images/AFP
LeBron enterra no jogo em que se tornou o 7º maior cestinha dos playoffs Imagem: Jason Miller/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 06h58

Quem saiu na frente nos playoffs da NBA segue se dando bem. É o que tinha mostrado a noite de segunda-feira, e se repetiu nesta terça, com três times abrindo 2 a 0 nos seus confrontos, na primeira rodada da fase decisiva do campeonato. O Houston Rockets bateu o Dallas Mavericks por 111 a 99, o Washington Wizards fez 117 a 106 no Toronto Raptors, com Nenê discreto, e o Cleveland Cavaliers derrotou o Boston Celtics por 99 a 91.

O que marcou a rodada foram os shows de astros, como LeBron James, que avançou na lista de maiores pontuadores nos playoffs da NBA, e Dwight Howard, além de muitas enterradas, principalmente dos Rockets.

O Cleveland jogou em casa e teve um jogo equilibrado com os Celtics, passando à frente apenas no terceiro quarto. Tudo foi comandado por LeBron James, que totalizou 30 pontos e agora soma 4.457 pontos em 153 jogos de playoffs. Ele passou Jerry West, ex-Los Angeles Lakers, e é o sétimo maior pontuador desta fase da liga. Entre os jogadores em atividade, ele está atrás apenas de Tim Duncan e Kobe Bryant. Michael Jordan lidera a lista, com 5.987.

Além dos 30 pontos, 15 deles no quarto período, LeBron teve sete assistências e nove rebotes. Kyrie Irving foi fundamental, contribuindo com 26 pontos, com três cestas de três. Isaiah Thomas foi o melhor dos Celtics, saindo do banco para fazer 22 tentos.

Apesar da segunda derrota, os Celtics mostraram que podem complicar a série com o apoio da torcida no TD Garden nas próximas duas partidas - a primeira ocorre na próxima quinta-feira. A equipe venceu o primeiro período na noite de hoje e foi para o intervalo perdendo por apenas um ponto, permitindo que o adversário abrisse vantagem somente nos dois últimos períodos.

Rockets

James Harden e Dwight Howard foram decisivos na vitória do Houston Rockets sobre o Dallas Mavericks nesta quarta-feira, por 111 a 99, resultado que colocou a equipe ainda em maior vantagem na primeira rodada dos playoffs da NBA. A partida teve diversas enterradas dos astros.

A dupla anotou 52 dos 111 pontos dos Rockets na partida. Howard foi o cestinha, com 28 pontos, além de 12 rebotes, duas assistências e dois tocos. Já Harden, cotado para ser MVP da temporada, contribuiu com 24 pontos, seis assistências e outros cinco rebotes.

Apesar da vantagem no placar final, a partida foi equilibrada nos três primeiros quartos. Os Rockets só acordaram nos últimos 12 minutos, quando também apareceu a estrela de Josh Smith, que vindo do banco de reservas anotou 15 pontos, liderou a equipe com nove assistências e ainda pegou oito rebotes.

Pelo lado dos Mavericks, Monta Ellis foi o principal destaque, com 24 pontos na partida. Apesar de uma atuação apagada para os parâmetros normais, o pivô alemão Dirk Nowitzki terminou o jogo com mais um duplo-duplo (10 pontos e 13 rebotes).

Wizards e Nenê

Com um verdadeiro show do armador John Wall, o Washington Wizards venceu o Toronto Raptors pela segunda vez em pleno Air Canadá Centre por 117 a 106, ignorando o mando de quadra do adversário e abrindo grande vantagem na briga por uma vaga nas semifinais da Conferência Leste dos playoffs da NBA.

Wall comandou a vitória da equipe ao anotar 26 pontos e 17 assistências, ao lado do ala-armador Bradley Beal, cestinha da partida com 28 pontos. Já o pivô brasileiro Nenê teve uma atuação discreta, com apenas seis pontos e nove rebotes em 24 minutos em quadra.

Os triunfos dos Wizards são surpreendentes porque os Raptors eram favoritos antes de a bola subir pela primeira vez no Air Canadá Centre. A franquia de Toronto terminou a temporada regular na quarta posição (49 vitórias e 33 derrotas), a frente do quinto colocado Washington (46 vitórias e 36 derrotas).

DeMar DeRozan e Louis Williams até tentaram impedir o novo tropeço em casa, anotando 20 pontos cada, mas não foi o suficiente para superar os Wizards, que estão com uma mão na vaga para a sequência dos playoffs.