Topo

LeBron James não para de quebrar recordes. Sorte do Cleveland Cavaliers

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 06h00

Mais uma vez na final da NBA, LeBron James tem chamado atenção pela incrível temporada que tem feito em seu retorno a Cleveland, para defender os Cavaliers. Sob seu comando, a equipe, que havia terminado a última temporada na 10ª colocação da Conferência Leste, engoliu seus adversários nos playoffs dessa edição.

Os pontos de LeBron não fizeram só o Cleveland Cavaliers passar com tranquilidade por Boston Celtics (4-0), Chicago Bulls (4-2) e Atlanta Hawks (4-0), mas também o ajudaram a se igualar a grandes estrelas e alcançar marcas que cada vez mais o colocam no grupo de lendas da NBA.

Classificado para sua quinta final de NBA consecutiva, “King” James alcançou o feito antes atingido apenas por oito jogadores do lendário Boston Celtics dos anos 1960: Bill Russell, Sam Jones, K. C. Jones, Tom Sanders, Bob Cousy, Bill Sharman, Tom Heinsohn e Frank Ramsey. A diferença de LeBron para eles, no entanto, é que o camisa 23 é o único a conseguir isso por equipes diferentes – entre 2011 e 2014, ele atuou pelo Miami Heat, onde foi campeão por duas vezes.

Mas essa marca seria considerada quase irrelevante se não fosse pelo fato de que, muito provavelmente, o Cleveland Cavaliers sequer chegaria à final sem LeBron. Em uma temporada espetacular, o ala se tornou o primeiro jogador na história da NBA a ter média de 30 pontos, 10 rebotes e 9 assistências em uma série de playoffs, independentemente do número de jogos dela.

E não para por aí. Na atual temporada, James conseguiu passar a lenda Michael Jordan em um recorde – LeBron nunca escondeu o desejo de superar o antigo jogador do Chicago Bulls. A marca batida foi a de 52 jogos de playoffs anotando mais de 30 pontos, pegando mais de cinco rebotes e dando mais de cinco assistências.

Segundo jogador da história da NBA com mais triplo-duplos em playoffs - 12 contra 30 de Magic Johnson -, James bateu seu recorde pessoal de pontos em uma partida de pós-temporada: fez 37 contra o Atlanta Hawks.

Com marcas cada vez mais impressionantes, LeBron James caminha a passos largos para conseguir seu terceiro anel de campeão da NBA. A disputa contra o Golden State Warriors começa no dia 4 de junho.