Topo

Pivô do Flamengo usa saia, toma banho de açaí e toca trompete no Instagram

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/05/2015 06h00

Cabeça abaixada, olhar direcionado para o chão e mão sobre os olhos. Os trejeitos do pivô norte-americano Jerome Meyinsse, 26, têm muito do comportamento de uma pessoa extremamente tímida. O Instagram do jogador do Flamengo, porém, não dá margem a essa tese. Titular da equipe que está na decisão do NBB 7, ele é tão ativo quanto engraçado na rede social. Os registros de sua vida no Rio de Janeiro têm direito a saia, banho de açaí e muita música brasileira.

Nascido em Louisiana (Estados Unidos), Meyinsse foi ignorado em 2010 no draft da NBA (liga norte-americana de basquete profissional). Depois disso, construiu carreira no basquete argentino (9 de Julio, Estudiantes, Juventud Sionista e Regatas Corrientes) e teve rápida passagem pela Venezuela até ser contratado pelo Flamengo em 2013. No time carioca, foi campeão da edição 2013/2014 do NBB.

Meyinsse é o pivô com mais tempo jogado no Flamengo na atual edição do NBB (média de 25,3 minutos por partida). Além disso, é líder da equipe em tocos (1,1 por jogo) e perde apenas para Olivinha em rebotes (o norte-americano coleta 5,3 a cada duelo).

A importância de Meyinsse, porém, ultrapassa demais a linha estatística. A exemplo de jogadores como Marquinhos e Olivinha, o pivô norte-americano é enérgico e contribui demais para inflamar as partidas – com movimentação, jogadas plásticas e contato constante com a torcida, por exemplo.

Mas se em quadra Meyinsse é um defensor eficaz e um jogador intenso, é fora das quatro linhas que o norte-americano vira protagonista. Um exemplo disso foi a cobertura fotográfica que o pivô fez no Instagram das fantasias que ele usou no Carnaval de 2015: saia, asas de borboleta e diferentes tipos de adereços, como máscaras, chapéus e espadas.

Em meio a essas brincadeiras, sobrou até para o lutador de MMA Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados do UFC, que foi flagrado em exame antidoping por uso de cocaína. Numa das noites do Carnaval, Meyinsse usou luvas com a sigla UFC, saia e asas. Ah, e um pó branco na região do nariz. “Neste lado do ringue, com dois metros e sete pesando 113 quilos, JOOOOONNNN JOOOONNNEEEESSSSS”, escreveu o jogador de basquete na legenda de um vídeo.

Em outra gravação, Meyinsse aparece fantasiado de saia e asas na academia, diante de todos os outros jogadores. Também há vídeos que mostram o apreço do pivô pela música – ele toca o hino do Flamengo no trompete e canta em karaokês, por exemplo. Numa das sessões de microfone em punho, aliás, o jogador escolheu um trecho curioso para publicar no Instagram. "Se fosse mulher feia tava tudo certo; mulher bonita mexe com meu coração”, da música “Amiga da Minha Mulher”, do cantor Seu Jorge.

Fantasias e música, porém, são apenas dois dos temas abordados por Meyinsse no Instagram. O assunto mais recorrente na rede social do pivô, definitivamente, é outro: açaí. O norte-americano chegou a fazer promoção para tomar açaí com torcedores do Flamengo e fala constantemente sobre essa ter sido uma das maiores descobertas que ele fez no Brasil.

O amor de Meyinsse por açaí chegou a ponto de o pivô ter tomado um banho da fruta – e publicado o vídeo no Instagram, claro. “Açaí ajuda. É algo que me dá força, e eu vou continuar tomando para ter ainda mais força”, disse ele depois do primeiro jogo da decisão do NBB 7 – vitória por 91 a 69 sobre o Bauru na última terça-feira (26), no Rio de Janeiro.

Questionado sobre as gracinhas publicadas na rede social, Meyinsse foi menos assertivo. “Deixa isso para lá”, pediu o pivô, sempre com a cabeça baixa e a mão direita sobre os olhos.

“Mas isso aqui não é timidez, não. Faço isso apenas para me concentrar e entender melhor o português. Tímido eu não posso ser, né”, explicou o norte-americano, ainda com uniforme de jogo e sem asinhas.

Neste sábado, às 10h (de Brasília), Meyinsse será uma das apostas do Flamengo na segunda partida da decisão do NBB. O time carioca precisa de mais um triunfo para ficar com o título pela quarta vez em sete temporadas.

Veja alguns vídeos publicados por Meyinsse no Instagram:

 

Neste lado do ringue com dois metros e sete pesando 113 quilos JOOOOONNNN JOOOONNNEEEESSSSS #anodafada #carnaval2015

A video posted by Jerome "Grandão" Meyinsse (@y2jerome) on