Topo

Por que está demorando tanto para você ver as Finais da NBA

David Richard/USA TODAY Sports
Imagem: David Richard/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

30/05/2015 06h00

Se você é fã de basquete, pode ter se perguntado nos últimos dias: por que as Finais da NBA ainda não começaram? O Cleveland Cavaliers foi o primeiro a se garantir na decisão, depois de fechar a série contra o Atlanta Hawks em 4 a 0, na terça-feira (26), e levar o título da Conferência Leste. O Golden State Warriors precisou de um jogo a mais, mas foi campeão do Oeste na quarta-feira (27) depois de vencer a série contra o Houston Rockets por 4 a 1.

Então, por que as Finais ainda não começaram? Por uma questão de agenda. A NBA já havia marcado o início da decisão para a próxima quinta-feira, dia 4 de junho e, ao contrário de outros anos, não vai adiantar a data, mesmo que as Finais de Conferência tenham terminado cedo. “Nós decidimos há alguns anos que era importante fechar uma data de início, considerando a natureza global da NBA, com parceiros digitais e de TV, e 215 países e territórios transmitindo os jogos”, explicou Michael Wade, porta-voz da liga, nesta quinta-feira (28).

“Enquanto é raro que os times tenham uma semana de folga antes das Finais, o tempo permite que ambas equipes descansem e fiquem saudáveis. Com alguns dos jogadores mais talentosos no auge, estamos ansiosos por uma série incrível”, destacou Wade.

O tempo de descanso será realmente importante para as duas equipes. Em Cleveland, por exemplo, LeBron James e principalmente Kyrie Irving têm jogado com dores. O armador inclusive chegou a perder jogos de playoffs por causa de problemas no joelho. Dois dos principais jogadores do Golden State Warriors também tiveram problemas sérios nas duas últimas partidas das Finais de Conferência.

MVP da temporada, o armador Stephen Curry, caiu feio de cabeça durante o jogo 4, na segunda-feira. Apesar da suspeita de concussão, voltou a jogar na mesma partida, mas na seguinte atuou com uma proteção para o cotovelo. Já o ala-armador Klay Thompson, que foi acertado na cabeça por uma joelhada no jogo 5, na quarta-feira, foi diagnosticado nesta sexta-feira (29) com uma concussão, e terá de passar por um protocolo da NBA antes de voltar a jogar. A espera pode não agradar os fãs, mas deve ser bem-vinda aos jogadores.