Supermercado quis homenagear Jordan e agora tem que pagar R$ 31 mi a ele
Michael Jordan acabou de ganhar mais R$ 31 milhões para colocar em sua já gorda conta bancária. E a origem desse dinheiro foi uma homenagem mal pensada por uma rede de supermercados. Ao usar a imagem do ex-jogador de basquete para homenageá-lo em uma revista, a empresa esqueceu (ou ignorou) algo básico: a autorização para tal.
O caso é antigo, mas a decisão da Justiça norte-americana foi conhecida na última sexta-feira. Um júri de Chicago determinou que a rede Dominick’s terá que pagar US$ 8,9 milhões (cerca de R$ 31 milhões) a Jordan pelo uso de seu nome, do número 23 que ele eternizou e, principalmente, da logomarca do astro.
Esses elementos ilustraram o anúncio de uma página do Dominick’s em 2009, em uma edição especial da revista Sports Illustrated. No rodapé da propaganda havia um cupom de desconto no valor de US$ 2. No topo, a mensagem principal: “Parabéns, Michael Jordan”. Ele havia finalmente entrado para o hall da fama.
Jordan não se sensibilizou pela homenagem. Seus advogados argumentaram que a imagem construída pelo ídolo do Chicago Bulls é muito importante e valiosa para ele. O supermercado admitiu a falta de autorização e reconheceu o erro, mas queria pagar “apenas” US$ 126 mil (cerca de R$ 440 mil).
Os mais de R$ 30 milhões não são nem 10% do valor que Jordan ganhou no ano passado explorando sua imagem. Segundo a mídia norte-americana, o ex-jogador acumulou o equivalente a R$ 340 milhões em 2014.
Já para o supermercado o valor será um problema. A rede Dominick’s encerrou suas atividades no ano passado depois de enfrentar alguns anos de baixa lucratividade. O fato é: o homem que ganhou seis títulos da NBA conseguiu mais uma vitória.
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