Topo

Kobe Bryant confirma que vai se aposentar ao final da temporada

Richard Mackson-USA TODAY Sports
Imagem: Richard Mackson-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 22h16

Os dias de Kobe Bryant como jogador de basquete estão contados. O craque do Los Angeles Lakers anunciou no "Players Tribune", site no qual o conteúdo é alimentado pelos próprios jogadores, que realmente irá se aposentar ao final da temporada 2015/16 da NBA.

"Eu joguei suando e com dores não porque o desafio me chamou, mas porque você me chamou", diz um trecho da mensagem de Kobe, fazendo referência ao basquete ao longo de todo o texto.

"Fiz tudo por você porque é isso o que se faz quando alguém permite que uma pessoa se sinta tão viva quanto você me fez sentir. Você deu a um garoto de seis anos o sonho dele de jogar no Lakers, e eu te amarei sempre por isso. Mas não posso te amar de um jeito obsessivo por muito mais tempo. Essa temporada é tudo o que posso oferecer. Meu coração pode aguentar o batimento, minha cabeça pode aguentar o esforço, mas meu corpo sabe que é hora de dar adeus. E tudo bem. Estou pronto para te deixar", completou. 

Kobe chegou à NBA em 1996. Foi selecionado na 13ª posição do Draft de 1996 pelo Charlotte Hornets, mas foi negociado poucos dias depois com o Los Angeles Lakers e construiu toda a sua carreira na equipe da Califórnia. 

A temporada 2015/16 é a 20ª da carreira dele na NBA. Ao longo das 19 anteriores, ajudou o Lakers a conquistar cinco títulos, ganhou o prêmio de MVP em 2008, foi selecionado 17 vezes para o "All-Star Game" e se tornou o terceiro maior cestinha da liga, superando Michael Jordan. Além disso tudo, tem no currículo as medalhas de ouro com a seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de 2008 e de 2012.