Topo

Kobe Bryant tomou decisão de parar há meses. E Michael Jordan já sabia

Ala-armador dos Lakers ligou para ex-jogador para pedir conselhos sobre aposentadoria - Reuters
Ala-armador dos Lakers ligou para ex-jogador para pedir conselhos sobre aposentadoria Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 08h05

Kobe Bryant já sabia há algum tempo que iria parar. O anúncio da aposentadoria, feito na noite deste domingo pelo ala-armador do Los Angeles Lakers, foi feito após a conclusão de que o esporte já não tinha a mesma importância em sua vida.

“Para mim, esse foi o primeiro indício de que não podia me obcecar por este jogo por muito mais tempo”, disse o camisa 24, em entrevista coletiva após a derrota dos Lakers para o Indiana Pacers por 107 a 103.

O astro de 37 anos deixou claro que o adeus já havia sido decidido bem antes do anúncio. “Eu sempre disse que, se algo mudasse, eu poderia mudar de ideia”, completou. “Uma decisão dessas, você não pode tomar baseada em circunstâncias externas. É uma decisão interna”, completou.

Em seu discurso, Kobe Bryant disse que precisava aceitar que “não queria mais” jogar basquete. “Uma vez que aceitei isso, era hora de todo mundo saber. Por que não? Isso tira um peso de meus ombros e dos ombros de todo mundo”, completou.

Quando chegou a hora “de todo mundo saber”, um dos primeiros a ser comunicado foi Michael Jordan. Segundo Kobe, o ex-camisa 23 do Chicago Bulls foi “uma das primeiras pessoas para que meu contei (sobre a decisão) durante o verão". 

“Nós demos risadas”, contou Bryant. “Mas o mais importante para ele, ele me disse: aproveite. ‘Não importa o que aconteça, aproveite. Não deixe ninguém tirar isso de você, não importa o que aconteça’”, completou Kobe.

O ala-armador ainda revelou ter conversado com ex-jogadores sobre aposentadoria e disse ainda não saber qual será a parte mais difícil de deixar as quadras. "Acho que esta questão será mais fácil de responder quando começarem os treinos da pré-temporada e eu não estiver lá. Agora, realmente me sinto em paz".

“O fato é que estou marcado na equipe que teve Magic [Johnson] e Kareem [Abdul-Jabbar], eu fiz isso. É o suficiente para mim. Foi extremamente afortunado. Quantas crianças podem dizer que, ao crescer e virar profissional, jogará por sua equipe favorita em todo o mundo e passará toda a carreira lá? Tem sido um sonho”, concluiu o camisa 24.

Além de Jordan, o gerente geral dos Lakers Mitch Kupchak e o técnico Byron Scott foram comunicados sobre a aposentadoria um dia antes do anúncio oficial. "Pensei que ele jogaria ao menos mais uma temporada. Acho que, quando você toma esta decisão, é porque você entende que não é mais o jogador que costumava ser", comentou o treinador.