Topo

"Eu queria ser como ele", diz LeBron sobre Kobe

James é comparado a Bryant desde que chegou à NBA em 2003 - AFP
James é comparado a Bryant desde que chegou à NBA em 2003 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 20h39

“Eu queria ser exatamente como ele.” É o que diz LeBron James, superastro da NBA, sobre Kobe Bryant, que anunciou sua aposentadoria das quadras ao fim da temporada.

Desde que chegou à liga norte-americana em 2003, LeBron sempre foi comparado com Kobe, apesar da diferença de idade de ambos. Desde os números das primeiras temporadas, passando pela postura nos Playoffs, até à capacidade de decidir um jogo a poucos segundo do fim.

James e Bryant estavam sempre sendo comparados. E o número 23 dos Cavs sabe que isso melhorou seu jogo e sua vontade de crescer.

“Eu sempre disse que minha inspiração veio do Michael, mas eu sempre achei que Jordan estava tão fora desse mundo que eu nunca poderia chegar lá. Kobe foi alguém que eu sempre quis ser e jogar como. Eu sabia que eu tinha que ser melhor por causa de Kobe Bryant. Eu sabia que ele estava na academia e que estava trabalhando em seu jogo. Todos os dias que eu não queria trabalhar mais ou sentia que não podia dar mais, eu pensava em Kobe Bryant. Porque eu sabia que ele estava ficando cada dia melhor. Eu pensava: ‘Cara, se você tirar um dia de férias, ele vai tirar vantagem disso’”, afirmou Lebron ao site Cleveland.com sobre o anúncio da retirada de Bryant.

James ainda lamentou nunca ter disputado uma final da NBA contra Bryant. “Eu sei que o mundo queria ver. Eu queria, nós queríamos. Eu odeio que isso não aconteceu”, afirmou LeBron.

Em 2009, o encontro dos dois esteve muito próximo de acontecer. Mas os Cavs caíram para o Orlando a final de conferência e James não pôde encarar Bryant na decisão da NBA.

Curiosamente, apesar de nunca terem se encontrado na final da NBA, desde 2007 a liga norte-americana conta LeBron ou Kobe na decisão, o que mostra o domínio da dupla na última década.

Em 20 temporadas na NBA, Kobe conquistou cinco títulos e foi eleito duas vezes MPV (Jogador Mais Valioso) das finais. Além disso, foi indicado 17 vezes para o All-Star Game (Jogo das Estrelas).

Nos últimos anos, porém, caiu muito de rendimento em função dos problemas físicos e recorrentes lesões. No último domingo (29), aos 37 anos, anunciou sua aposentadoria.