Topo

Vestiário é furtado durante partida entre Franca e Rio Claro na NBB

Vestiário do Franca foi invadido enquanto atletas disputavam primeiro tempo contra o Rio Claro - Reprodução/Sportv
Vestiário do Franca foi invadido enquanto atletas disputavam primeiro tempo contra o Rio Claro Imagem: Reprodução/Sportv

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 21h43

A partida entre Franca e Rio Claro, válida pelas oitavas de final do Novo Basquete Brasil, foi palco de um infeliz acontecimento nesta terça-feira (05). O vestiário da equipe de Franca foi invadido durante a primeira etapa da partida e diversos itens dos atletas foram furtados.

Segundo informações do canal “Sportv”, itens como celulares, roupas e relógios foram furtados após os ladrões quebrarem as janelas do vestiário do ginásio Felipe Karam, que fica na cidade de Rio Claro. A porta do local, que também teria sido arrombada, foi o primeiro indício de que algo estava errado quando os jogadores voltaram ao vestiário para o intervalo.

Os atletas roubados chegaram a cogitar não voltar para o jogo após o ocorrido e até ir embora do ginásio, mas acabaram retornando para a quadra. O ala Dedé, do Rio Claro, afirmou que esse tipo de situação prejudica o esporte da bola laranja e a competição nacional como um todo. 

"A gente passa uma temporada inteira focado para chegar neste momento, e isso acontece. O basquete está em ascensão, mas acaba virando mero detalhe na confusão. É uma pena, prejudica muito. Espero que sejam tomadas todas as precauções para que isso não volte a acontecer", afirmou Dedé ao SporTV.
 
O técnico Lula Ferreira também lamentou o episódio. Ele disse que seus atletas ficaram "chateados", mas tentaram manter o espírito esportivo e voltaram para terminar o jogo. No jogo de ida, em Franca, os donos da casa venceram Rio Claro por 87 a 85. 
 
"Foi um bandido que fez isso, não tem nada a ver com o time da casa. O maior prejudicado é basquete. Está todo mundo remando para fazer o basquete crescer e não vamos deixar que bandidos atrapalhem. Vamos voltar para o jogo", afirmou o comandante. 

Ainda segundo as informações divulgadas pela Sportv, alguns pertences dos atletas, como celulares, carteiras e mochilas foram encontradas durante a segunda etapa da partida em um bairro próximo ao ginásio.

Em nota, a Liga Nacional de Basquete repudiou os acontecimentos durante a partida e disse que “tomará todas as providências para que estiverem ao seu alcance” para solucionar o problema.

Confira a nota na íntegra:

“A Liga Nacional de Basquete lamenta e repudia o incidente ocorrido no jogo entre Rio Claro e Franca Basquete nesta terça-feira, dia 05 de abril, no Ginásio Felipe Karan, em partida válida pelos playoffs do NBB CAIXA.

Infelizmente, a violência e a impunidade ainda estão presentes na sociedade brasileira, mas a Liga Nacional de Basquete não irá tolerar qualquer ato nesse sentido e tomará todas as providências que estiverem a seu alcance.

O momento de playoffs do NBB CAIXA é uma das fases mais importantes e emocionantes do esporte brasileiro e o desejo da Liga Nacional de Basquete, clubes, técnicos e atletas é que o brilho do basquete não seja ofuscado por uma situação lamentável como essa.

Fica aqui também a mensagem de admiração e respeito pelas equipes de Rio Claro e Franca, que souberam superar as adversidades e manter o espírito esportivo dentro de quadra até o final da partida.”