Topo

Kevin Durant assina com o Golden State Warriors

Kevin Durant acertou sua transferência para o Golden State Warriors - AP Photo/David Zalubowski
Kevin Durant acertou sua transferência para o Golden State Warriors Imagem: AP Photo/David Zalubowski

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 12h41

Um dos jogadores mais cobiçados da NBA, Kevin Durant assinou contrato com o Golden State Warriors. O jogador havia se tornado atleta livre ao final da temporada e era especulado em diversas franquias da liga norte-americana. O astro, medalhista de ouro em Londres-12 e MVP da temporada 2013/2014, jogava no Oklahoma City Thunder desde 2007 e esteve presente nas boas campanhas feitas pelo time nos últimos anos, ao lado de Russell Westbrook. 

O anúncio foi feito pelo site "The Player´s Tribune", onde jogadores da NBA fazem depoimentos. O site foi o mesmo em que Kobe Bryant anunciou sua aposentadoria no início da temporada passada. Após o anúncio, a página postou diversas declarações do atleta explicando sua decisão em deixar o Oklahoma. 
 
"Essa tem sido, de longe, a semana mais desafiadora da minha vida como profissional. Eu entendi cognitivamente que estava enfrentando uma encruzilhada em minha evolução como jogador e como homem, e isso veio com escolhas. O que eu realmente não entendi, entretanto, era o alcance das emoções que eu iria sentir durante este processo", explicou Durant.
 
De acordo com o atleta, vários pontos foram analisados antes de uma decisão tão drástica como essa ser tomada. Segundo Durant, ele avaliou que este seria o melhor caminho para seguir evoluindo como pessoa e como atleta. 
 
"O primeiro ponto que eu analisei antes de tomar essa decisão foi baseado em meu potencial de crescimento como jogador, já que isso sempre me guiou pela direção certa. Mas também estou em um ponto da minha vida em que é igualmente importante encontrar uma oportunidade que encorajasse a minha evolução como homem: sair da minha zona de conforto, ir para uma nova cidade e comunidade que me ofereça o maior potencial e crescimento pessoal. Com isso em mente, eu decidi que irei integrar o Golden State Warriors", salientou o jogador. 
 
Com isso, o Golden State Warriors, que acabou derrotado na final da NBA pelo Cleveland Cavaliers, traz mais uma estrela para seu elenco, que já conta com Stephen Curry, André Iguodala, Klay Thompson e Draymond Green. Segundo informações publicadas pela NBA, a diretoria do GSW teria escalado os principais jogadores da equipe para conversarem com Durant e convencê-lo a juntar-se ao clube. Entretanto, o atleta não escondeu a tristeza por deixar sua antiga casa.
 
“Nasci em Washington, mas Oklahoma que me criou. O time me ensinou tanto sobre família, assim como o que significa ser um homem. Não existem palavras para expressar o que a organização e a comunidade significam para mim e o que irão representar na minha vida e no meu coração para sempre. As memórias e amizades são algo que vão bem além do jogo."
 
"Essas inestimáveis relações que fazem essa deliberação tão desafiadora. Realmente me magoa saber que desapontarei muitas pessoas com essa escolha, mas acredito que estou fazendo o que é melhor para mim neste ponto da minha vida e carreira”, ressaltou Durant.
 
O presidente do Thunder, Clayton I. Bennett, escreveu uma mensagem em que agradece o jogador pelos serviços prestados. "A contribuição de Kevin (Durant) para a nossa organização durante os últimos nove anos foi profunda. Ele ajudou o Thunder a crescer e teve sucesso de diferentes maneiras em impactar a nossa comunidade. Nós agradecemos a ele por sua liderança, seu jogo e como ele representou Oklahoma City e todo o estado de Oklahoma", disse.
 
Já o vice-presidente executivo Sam Presti admitiu que ficou chateado com a decisão, mas desejou boa sorte. "Embora eu esteja desapontado que ele resolveu sair, os valores que ele ajudou a estabelecer apenas no fazem agradecê-lo pelas formas tangíveis e intangíveis de ajudar o nosso programa".
 
De acordo com o site da NBA, o principal concorrente do Golden State era o Boston Celtics. O clube chegou até a convidar Tom Brady, quarterback do New England Patriots, para tentar convencer o atleta a mudar para a equipe. 
 
Segundo a ESPN norte-americana, o Los Angeles Clippers havia escalado Chris Paul, Blake Griffin e DeAdre Jordan para tentar persuadir o astro, mas a estratégia não surtiu efeito. Além deles, especula-se que ao menos mais duas equipes estavam interessadas em Kevin Durant: o San Antonio Spurs e o Miami Heat.