Topo

Vasco abre mão de final no basquete; Flamengo deverá ser campeão por WO

Stephan Eilert/Solar Cearense
Imagem: Stephan Eilert/Solar Cearense

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 16h18

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, emitiu uma nota oficial afirmando que o clube abre mão da terceira partida da série em melhor de três da final do Campeonato Carioca de Basquete contra o Flamengo, marcada para as 21h desta terça-feira no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Assim, por regulamento, o clube rubro-negro deverá ser declarado campeão por WO.

Eurico alega questões de segurança para não mandar o seu time à quadra. Isso porque a partida será realizada com torcida única do Flamengo por determinação da Polícia Militar. As outras duas partidas da decisão foram realizadas sem a presença de público. No ginásio da Gávea, o Flamengo venceu por 89 a 87. Em São Januário, o Vasco fez 104 a 98.

A princípio, o jogo desta terça-feira seria disputada com portões fechados. O Flamengo foi punido por uma briga na parte interna do ginásio do Tijuca Tênis Clube entre membros de sua torcida no confronto com o Vasco do primeiro turno do Estadual. O clube recorreu e conseguiu evitar que a punição valesse para o terceiro jogo da final. No julgamento, houve multa de R$ 10 mil ao Flamengo e a realização de duas partidas com portões fechados - já cumpridas. 

"Entendo que havendo bom senso de todos e para que não se manchasse o Título do Estadual, esta Federação deveria ter reunido os clubes e efetivasse uma firma equilibrada e segura para o desfecho do Campeonato. Apesar de todo o investimento feito pelo CR Vasco da Gama, mais uma vez ratificamos que abrimos mão da partida final, tentando de alguma forma trazer a todos um pouco de exemplo para que a segurança dos jogos não fique apenas nas partes burocráticas, mas que se providencie ações efetivas e sem dependência de terceiros para que o esporte no Brasil volte a ser o que ocorreu quando dos Jogos Olímpicos de 2016", diz nota enviado por Eurico Miranda a Alvaro Almeida, presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro.

O clube alega que por diversas vezes tentou diálogo e enviou ofícios à Federação e não foi atendido. O Vasco critica até o fato de ingressos terem sido colocados à venda.

"A venda de ingressos é por demais indevida pois V.sa sabia desde o dia 03 de novembro que não participaríamos do jogo de torcida única no Tijuca, por total falta de segurança. Assim a responsabilidade por tal fato é inteiramente sua", escreveu Eurico.

Após um longo tempo afastado do basquete, o Vasco retomou as atividades neste ano, e além do Estadual do Rio de Janeiro está disputando também o NBB.