Topo

Como Kevin Durant virou destaque das finais e tem tudo para ser o MVP

Do UOL, em São Paulo

08/06/2017 11h06

Um ano depois de ser eliminado pelo Golden State Warriors na decisão da Conferência Oeste, Kevin Durant está a apenas uma vitória de conquistar seu primeiro título da NBA, logo após virar jogador da equipe californiana. Destaque do time nos playoffs, o ala aparece como favorito ao prêmio de melhor jogador das finais.

No ano passado, o Oklahoma City Thunder de Durant virou a sensação dos playoffs ao eliminar o San Antonio Spurs e, na sequência, abrir 3 a 1 sobre os Warriors na final do Oeste. No entanto, a equipe não conseguiu fechar a série e levou a virada, decretando o fim da passagem do astro pelo time.

Durant foi selecionado pela franquia, que na época ainda se chamava Seattle Supersonics, na segunda escolha do Draft de 2007. Em sua passagem pelo Thunder, que durou dez anos, o mais perto que chegou do título foi em 2012, quando perdeu a final para o Miami Heat de LeBron James.

As saídas de James Harden e Serge Ibaka contribuíram para que o Thunder não voltasse a brigar pelo título. Por isso, semanas após ficar perto de bater os Warriors, Durant anunciou que não renovaria seu contrato com a antiga franquia e se mudaria para a Califórnia.

Na época, Durant virou alvo de críticas por tentar pegar um atalho rumo ao título, se juntando a um time que já tinha Stephen Curry e Klay Thompson como astros. Porém, aos poucos o ala se tornou a principal referência ofensiva em um time antigamente feito para sua dupla de armadores pontuar.

A prévia do que estava por vir veio na Olimpíada do Rio de Janeiro. Durant foi o cestinha da seleção americana que se sagrou campeã invicta ao registrar média de 19,4 pontos em 28,8 minutos por exibição. Thompson, que também fazia parte daquele elenco, terminou com média de 9,9 pontos em 21,1 minutos por partida.

O cenário se repetiu nos Warriors. Quanto mais o tempo passa, mais Durant se consolida como principal arma do arsenal ofensivo do time. Se na temporada regular foi o segundo em pontuação – 25,1 pontos por jogo, contra 25,3 de Curry e 22,3 de Thompson, nas finais já assumiu a liderança, com 34 pontos por partida, contra 28,7 do armador e 19,3 do ala-armador.

Além de se destacar como cestinha do time, Durant lidera os Warriors em rebotes por jogo (10), tocos por jogo (2), e até mesmo aproveitamento nos arremessos de três pontos, com 52,4%, nas finais. Com seis assistências por partida, fica atrás apenas de Curry, que registra nove. Por isso, o ala é favorito ao prêmio de MVP das finais, dado ao melhor jogador da decisão.

"Isso é uma das coisas em que você vai pensar quando parar de jogar. Por enquanto, não posso pensar nisso. Por enquanto, penso no jogo 4. É a nossa chance de garantir o título. O que eu faço individualmente nem sequer importa. Estamos ganhando a final por 3 a 0, e é por isso que estou feliz", disse Durant, em entrevista ao jornal americano "Washington Post", após a partida.

Com médias de 32 pontos, 12,3 rebotes e 10,3 assistências em 32 minutos por exibição contra os Warriors, LeBron James, do Cleveland Cavaliers, também seria candidato ao prêmio de MVP das Finais. Porém, o único jogador a levar a honraria sem o título da NBA foi Jerry West, em 1969.

Nessa quarta-feira (7), Durant fez uma cesta decisiva para a vitória dos Warriors por 118 a 113 sobre os Cavaliers, na casa do adversário, resultado que fez o time da Califórnia abrir 3 a 0 na final da NBA. Resta apenas uma vitória para o título, e ela pode vir já nesta sexta (8), novamente em Ohio.

No ano passado, Durant foi criticado por deixar o Thunder a uma vitória da final da NBA. Agora, o ala está a uma vitória de provar que fez a escolha certa.