Topo

Sonho para muitos, Olimpíadas foram os "piores 38 dias" de ex-astro da NBA

Stephon Marbury (à direita), do Beijing Ducks, comemora vitória com companheiros de equipe - AFP
Stephon Marbury (à direita), do Beijing Ducks, comemora vitória com companheiros de equipe Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 04h00

Se grande parte dos atletas profissionais considera a Olimpíada como ponto mais alto de suas carreiras, para um ex-astro da NBA os Jogos de Atenas, em 2004, foram "os piores 38 dias" de sua vida. Em entrevista à revista americana "Complex", o armador Stephon Marbury relembrou o relacionamento ruim com o técnico Larry Brown para explicar a campanha decepcionante que rendeu à seleção masculina de basquete apenas a medalha de bronze.

A equipe nacional de 2004 contava com jogadores já consagrados na liga profissional americana de basquete, como Allen Iverson e Tim Duncan, e promessas do basquete do país, como Dwayne Wade, LeBron James e Carmelo Anthony. O escolhido para comandar o elenco estrelar foi Larry Brown, então técnico do Detroit Pistons e que acabara de se sagrar campeão da NBA pela equipe.

A responsabilidade era grande, já que os Estados Unidos vinham da sexta colocação no Mundial de 2002, disputado em Indianápolis. Até hoje, o resultado é o pior da seleção em competições do tipo.

Brown sempre foi rotulado como técnico linha dura na NBA. A fama é reforçada pelas declarações de Marbury, que explica como o treinador deixou o ambiente pesado para aquela seleção logo no primeiro dia de preparação para a Olimpíada.

Antes do primeiro treino, Brown pediu para que os jogadores explicassem quais seriam suas metas para os Jogos. LeBron James, Carmelo Anthony, Tim Duncan e Allen Iverson responderam. Então, era a vez de Marbury...

"Quando chegou a minha vez, tudo que precisava ser dito já havia sido dito. Então eu disse 'não vamos nos esquecer que precisamos nos divertir'. Larry respondeu: 'Olhem só para esse cara, pensando em se divertir'", contou o armador.

A partir dali, o clima ficou pesado, especialmente entre Marbury e Brown. Por isso, o jogador narra a campanha decepcionante em Atenas como "os piores 38 dias" de sua vida.

Influência do caso na carreira

Selecionado pelo Milwaukee Bucks na quarta escolha do draft de 1996, Marbury foi trocado para o Minnesota Timberwolves, franquia em que começou sua trajetória na NBA. Depois, passou por New Jersey Nets e Phoenix Suns antes de chegar ao New York Knicks. Foi ali que seu caminho voltou a coincidir com o de Brown.

Em 2005, os Knicks, dirigidos pelo ex-armador Isiah Thomas, contrataram Larry Brown como técnico da equipe. O treinador voltou a se desentender com Marbury, em confusão que prejudicou o desenvolvimento da carreira do jogador na NBA.

"Implorei para Isiah não trazer ele para os Knicks. Era simplesmente insuportável, cara. Ninguém queria jogar para ele. Toda a energia era terrível. Mas era esse o ambiente que ele queria. Depressão", afirmou Marbury.

O atleta deixou os Knicks em 2009 e ainda passou pelo Boston Celtics antes de rumar para a China. Na próxima temporada, anunciada como sua última no basquete profissional, vai defender o Beijing Ducks, clube em que atua desde 2011.