Topo

Quem mais tem agitado a pré-temporada da NBA é o pai de um calouro

LaVar (dir.), pai de Lonzo, LaMelo  (esq.) e LiAngelo (c) - Gary A. Vasquez/USA TODAY Sports
LaVar (dir.), pai de Lonzo, LaMelo (esq.) e LiAngelo (c) Imagem: Gary A. Vasquez/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

21/08/2017 04h00

Falastrão, verborrágico, polêmico. Não faltam expressões nessa linha para definir LaVar Ball, pai de Lonzo Ball, segunda escolha no draft deste ano e reforço dos Los Angeles Lakers. Durante a pré-temporada da NBA, LaVar deu seu show de marketing em desafio com Ice Cube e na luta livre, mas também conseguiu irritar Michael Jordan e pior: destratou uma árbitra de basquete.

A novela com Jordan é mais antiga. LaVar há meses tem se caracterizado como um personagem que provoca celebridades, principalmente do basquete. LeBron James e Charles Barkley já se irritaram com ele. Stephen Curry também já foi provocado, assim como Jordan. Neste último caso, LaVar disse que acabaria com Jordan num duelo “um contra um”.

Com a escolha de Lonzo pelos Lakers, o tema voltou à tona e Jordan foi questionado neste mês sobre as palavras de LaVar. E não deixou barato.

“Eu diria para ele se calar e deixar seu filho jogar. Ele jogou onde? Basquete colegial, talvez? Fez dois pontos por jogo? Na verdade, ele não merece uma resposta, mas eu darei uma: ele não poderia me vencer nem se eu tivesse só uma perna”, declarou Jordan.

LaVar também conseguiu a publicidade que tanto adora sendo convidado para um evento de luta livre em que o entretenimento é o que conta. Subiu no ringue, tirou a camisa e participou da transmissão. O filho Lonzo, mais discreto, viu tudo de seu assento.

Dias depois, LaVar foi desafiado por Ice Cube para uma série de arremessos de quatro pontos, um dos atrativos da liga de verão de 3-contra-3 criada pelo rapper. E perdeu. Ice Cube acertou duas vezes a cesta da marca especial de quatro pontos; LaVar, só uma.

No entanto, o pai de Lonzo se perdeu em outro evento esportivo. Em um torneio amador no qual tem um time, LaVar ameaçou tirar sua equipe da disputa depois que uma árbitra marcou uma falta técnica sua. Após tal reação, a Adidas, organizadora do evento, substituiu a árbitra.

A entidade que indica os árbitros para o torneio, no entanto, disparou fortemente contra LaVar e Adidas. A empresa de material esportivo, em comunicado, desculpou-se pela decisão e classificou a substituição como um erro. Enquanto isso, LaVar vai se tornando cada vez mais conhecido no basquete, do jeito que ele parece gostar.