Topo

Saiba quem briga com Georginho no Houston Rockets por vaga na NBA

Armador Bobby Brown, do Houston Rockets, posa para fotos na Associação de Jogadores da NBA - Al Bello/Getty Images for the NBPA
Armador Bobby Brown, do Houston Rockets, posa para fotos na Associação de Jogadores da NBA Imagem: Al Bello/Getty Images for the NBPA

Do UOL, em São Paulo

04/10/2017 04h00

Nessa terça-feira (3), o Houston Rockets enfrentou o Oklahoma City Thunder em seu primeiro amistoso de preparação para a temporada 2017/2018 da NBA. O time texano chegou para a partida com 20 jogadores sob contrato, sendo que ao menos três deles terão de ser dispensados antes do início dos jogos oficiais. Entre os que ainda lutam por uma vaga no elenco, está o armador brasileiro Georginho.

Durante a temporada regular, serão permitidos no máximo 17 jogadores por franquia – 15 deles sob vínculos normais e dois deles com "two-ways", contratos mistos entre a NBA e a G-League que estreiam em 2017/2018. Neste regime, os Rockets têm o armador Demetrius Jackson, que vai se dividir entre a franquia de Houston e o Rio Grande Valley Vipers.

Os Rockets têm 12 jogadores sob contrato para a próxima temporada: o armador Chris Paul, o ala-armador Eric Gordon, os alas P.J. Tucker, Trevor Ariza e Luc Mbah a Moute, o ala-pivô Ryan Anderson e os pivôs Nenê, Tarik Black, Clint Capela, Chinanu Onuaku e Zhou Qi. Estes são favoritos a começaram a temporada no elenco.

Isso porque, ao dispensar um jogador com contrato garantido, uma franquia precisa pagar a ele todo o valor salarial previsto no contrato. Enquanto isso, aqueles com contratos não-garantidos recebem apenas o proporcional aos dias trabalhados quando cortados.

Em outras palavras, os Rockets têm sete jogadores com contratos não garantidos brigando por quatro vagas no elenco – entre eles, o brasileiro Georginho. Veja quem são eles:

Bobby Brown

Bobby Brown, do Houston Rockets, marca JJ Redick, do Los Angeles Clippers - Sean M. Haffey/Getty Images - Sean M. Haffey/Getty Images
Bobby Brown, do Houston Rockets, marca JJ Redick, do Los Angeles Clippers
Imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

Veterano armador de 33 anos de idade, Bobby Brown fez carreira na NBA antes de ser contratado pelo Houston Rockets para a temporada 2016/2017. Um dos líderes do vestiário da franquia. De acordo com relatos da imprensa americana, teve papel importante na contratação de Chris Paul e é um dos favoritos na briga por uma vaga no elenco.

Georginho

Georginho durante treino dos Rockets para a Liga de Verão da NBA - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Georginho durante treino do Houston Rockets para Liga de Verão da NBA
Imagem: Instagram/Reprodução

Armador brasileiro de 21 anos de idade, Georginho deixou o Paulistano vice-campeão do NBB para tentar a sorte no Draft. Apesar de ter sido bem cotado por jornalistas especializados, não foi selecionado por nenhuma franquia da NBA, se tornando agente livre. O jogador se juntou ao elenco dos Rockets para as Ligas de Verão, competições em que as equipes são geralmente formadas por novatos, segundo-anistas e jogadores que buscam vaga na liga profissional americana. Disputou dois jogos, obtendo em média um ponto, duas assistências e 1,5 rebotes em 15,9 minutos por exibição. Ele foi o último a assinar contrato com a franquia para a pré-temporada.

Isaiah Taylor

Isaiah Taylor posa para foto durante o Media Day do Houston Rockets - Michael Wyke/AP - Michael Wyke/AP
Isaiah Taylor posa para foto durante o Media Day do Houston Rockets
Imagem: Michael Wyke/AP

Armador de 23 anos de idade, Isaiah Taylor foi contratado pelos Rockets em 2016 após passar em branco no Draft, assim como aconteceu com Georginho neste ano. Na última temporada, disputou apenas quatro jogos pela franquia de Houston, obtendo, em média, 0,8 pontos, 0,8 assistências e 0,8 rebotes em 13 minutos por exibição.

Tim Quarterman

Ala-armador de 22 anos de idade, Tim Quarterman assinou com o Portland TrailBlazers logo depois de passar em branco no Draft de 2016. Jogou 16 partidas pela equipe na última temporada, obtendo em média 1,9 pontos e 0,9 rebotes em cinco minutos por exibição. Em junho deste ano, os Rockets compraram o jogador, cujo vínculo não-garantido ajudou a franquia a trocar por Chris Paul e absorver o contrato do armador ex-Los Angeles Clippers.

Chris Johnson

Ala-armador de 29 anos de idade, Chris Johnson passou em branco no Draft de 2012, mas já defendeu Memphis Grizzlies, Boston Celtics, Philadeplhia 76ers, Utah Jazz e Milwaukee Bucks na NBA. Na última temporada, atuou pelo Rio Grande Valley Vipers, franquia da G-League filiada aos Rockets, obtendo médias de 13,5 pontos, 6,2 assistências e 3,6 rebotes em 31,8 minutos por exibição.

Troy Williams

Troy Williams, do Houston Rockets, marca Paul Pierce, do Los Angeles Clippers - Sean M. Haffey/Getty Images - Sean M. Haffey/Getty Images
Troy Williams, do Houston Rockets, marca Paul Pierce, do Los Angeles Clippers
Imagem: Sean M. Haffey/Getty Images

Ala de 22 anos de idade, Troy Williams foi contratado pelo Memphis Grizzlies logo depois de passar em branco no Draft do ano passado. Dispensado dia 30 de janeiro deste ano, assinou com os Rockets em março e depois assinou contrato não garantido de três temporadas. Pela equipe de Houston, disputou seis jogos e apresentou médias de 9,6 pontos e quatro rebotes em 23,5 minutos por exibição.

Cameron Oliver

Ala-pivô de 21 anos de idade, Cameron Oliver assinou com os Rockets após passar em branco no Draft de 2017, assim como Georginho. Nas Ligas de Verão da NBA, o jogador disputou três partidas e apresentou médias de 5,3 pontos e 4,7 rebotes em 12,4 minutos por exibição.