Topo

NBA fiscalizará de perto e punirá times que buscam "perder de propósito"

Adam Silver (esq.) ao lado de Michael Jordan durante evento do Charlotte Hornets em 2015 - Chuck Burton/AP
Adam Silver (esq.) ao lado de Michael Jordan durante evento do Charlotte Hornets em 2015 Imagem: Chuck Burton/AP

Do UOL, em São Paulo

28/02/2018 14h18

Perder mais vezes é uma fórmula de sucesso a longo prazo na NBA, de acordo com uma filosofia adotada por certas franquias da liga. Nesta temporada, no entanto, um número grande de times parece ter aderido à máxima do tanking - prática que significa ser derrotado o maior número de vezes possível para ter a chance de selecionar o melhor jogador do draft seguinte - e tal tendência gerou uma reação do comissário Adam Silver: Se encontradas evidências de equipes buscando as derrotas, estas serão punidas.

De acordo com uma carta assinada por Silver, obtida pelo jornal “USA Today” nesta quarta-feira (28) e enviada aos 30 times das NBA na semana passada, a liga busca manter sua integridade e quer evitar que times forcem derrotas.

“Nas últimas temporadas, discussões sobre o chamado ‘tanking’ na NBA ocorreram com alguma frequência, tanto no discurso público e dentro da nossa liga, e vocês como governantes deram passos para lidar com os problemas dos incentivos ocultos ao adotarem mudanças no nosso sistema da loteria do draft que entrará em uso no próximo ano”, afirmou.

“Durante este período, temos sido cautelosos para distinguir os esforços que os times podem tomar para reconstruir seus elencos, incluindo com mudanças de seu quadro de funcionários durante várias temporadas, e as circunstâncias em que jogadores ou técnicos em quadra tomam decisões para perder jogos. O primeiro exemplo pode ser uma estratégia legítima para construir um time de sucesso dentro dos confinamentos das regras da liga; o segundo – que nós não encontramos e esperamos nunca ver na NBA – não tem espaço no nosso jogo”, explicou.

“Se nós recebermos evidência que jogadores ou técnicos estavam tentando perder ou se movimentando para tornar o resultado de um jogo diferente do que ocorreria a partir de seus méritos competitivos, essa conduta será combatida com a resposta mais rápida e mais dura possível por parte da administração da liga”, completou Silver, ameaçando punições como a feita ao dono do Dallas Mavericks.

Mark Cuban, proprietário da equipe texana, afirmou em uma entrevista que “perder é nossa melhor opção”, ao citar a atual situação dos Mavericks na Conferência Oeste da NBA. Prontamente, a NBA expediu uma multa de US$ 600 mil pelos comentários. A equipe de Dallas é uma das seis em toda NBA que não alcançaram sequer 20 vitórias nos mais de 60 jogos realizados na temporada.

“A integridade da competição na quadra é a base de nossa liga. É nosso pacto com os torcedores e com os outros, a razão fundamental que existimos como uma organização esportiva preeminente, o produto que vendemos. Com tudo mudando em torno de nós, é a única coisa na nossa liga que nunca pode mudar. Devemos fazer tudo dentro do nosso poder para proteger a real integridade do jogo”, concluiu Silver.

O comissário também disse não ter encontrado evidências que o Dallas Mavericks estava entregando jogos propositalmente e recomendou ao todos os times da NBA, inclusive a seus funcionários, que comentários como os realizados por Cuban não sejam repetidos, por criarem a impressão de que a integridade na liga não foi corrompida.