Topo

Quem é o grego de mão grande mais popular que Curry e Harden na NBA

Antetokounmpo é um dos destaques da temporada e se tornou um dos atletas mais populares - Maddle Meyer/AFP
Antetokounmpo é um dos destaques da temporada e se tornou um dos atletas mais populares
Imagem: Maddle Meyer/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2019 04h00

Quando Giannis Antetokounmpo chegou à NBA, em 2013, o tamanho de sua mão impressionava. São 30,5 cm de distância entre os dedos separados - as bolas de basquete têm 24,15 cm. Hoje, o ala de 2,11 m é a estrela do Milwaukee Bucks, melhor franquia até o fim desta primeira metade da temporada, briga pelo troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) e ainda surpreendeu na votação para o All-Star Game, tradicional evento que reúne as estrelas da liga. Aos 24 anos, seu desempenho, finalmente, superou o tamanho de sua mão.

Leia mais

O gigante grego comprovou o status de estrela ascendente da NBA ao se tornar capitão do Leste para o evento de domingo, em Charlotte, e escolher os jogadores de seu time para duelar contra as opções de LeBron James. Na votação popular, que equivale a 50% da pontuação final para se definir os dez titulares, Antetokounmpo superou estrelas do calibre de Stephen Curry, Kevin Durant (Golden State Warriors), James Harden (Houston Rockets) e Kyrie Irving (Boston Celtics).

#TeamGiannis como @giannis_an34 escolheu para o #NBAAllStar 2019!

Curry? Harden? Quem?

A popularidade de Antetokounmpo se comprovou na votação no site da NBA. O grego recebeu 2.670.816 votos, número inferior apenas aos 2.779.812 de LeBron James, dos Los Angeles Lakers. Steph Curry, grande astro da liga nas conquistas recentes do Golden State Warriors, teve 2.094.158. Já James Harden, o "Barba", ficou na casa do 1,6 milhão, mesmo batendo recordes a cada jogo e se colocando como favorito ao prêmio de MVP.

Números de Superstar

Antetokounmpo soma 27 pontos, 12 rebotes e 6 assistências por jogo, números que colocam o grego em posição de destaque. Nas duas primeiras estatísticas, ele aparece no top-10 de toda a liga. Poucos atletas conseguem tamanho desempenho dos dois lados da quadra, tanto que o ala aparece como o terceiro jogador mais eficiente na liga, com 30.3 de pontuação - apenas Harden (30.8) e Anthony Davis (New Orleans Pelicans, 30.6) superam-no.

O "greek freak" conseguiu seu 9º jogo com 30 pontos e 15 rebotes e o 5º triplo-duplo da temporada!! #FearTheDeer

Líder do melhor time

O camisa 34 é o retrato dos Bucks. Antetokounmpo aparece como o melhor atleta da franquia em pontos, assistências e aproveitamento nos arremessos (58,6%). O grego ainda ocupa o segundo lugar em tocos (1,2) e roubadas de bola (1,4). Catapultado pelo desempenho do ala, o time tem a melhor campanha de toda a NBA com 43 vitórias e 14 derrotas - 75,4% de triunfos até aqui. O badaladíssimo bicampeão Golden State, por exemplo, chega ao Jogo das Estrelas com 41-16.

Rumo à parada do All Star Game no topo da liga!! #FearTheDeer

Passado folclórico superado

Antetokounmpo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O alto nível constante de Antetokounmpo colocou em segundo plano a característica que mais chamou a atenção dos Estados Unidos no dia do draft, lá em 2013. O tamanho da mão do atleta impressiona e virou pauta logo depois do recrutamento dos novatos. Tamanha diferença em relação aos rivais, hoje, se mostra favorável. O grego chegou à NBA com 18 anos e magro; atualmente se mostra um dos jogadores mais atléticos e explosivos de toda a liga.