Topo

Vencedor do Oscar, estrela de Hollywood teve carreira modesta no basquete

Mahershala Ali posa com sua estatueta de melhor ator coadjuvante do Oscar por seu papel em "Moonlight" - Frazer Harrison/Getty Images
Mahershala Ali posa com sua estatueta de melhor ator coadjuvante do Oscar por seu papel em "Moonlight" Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/02/2019 04h00

Mehershala Ali é um dos nomes mais famosos e queridos de Hollywood na atualidade. Duas vezes vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante (a última delas, no domingo passado) e estrela da terceira temporada da série "True Detective", ele tem sido aclamado pela crítica e disputado por diretores. Só que pouca gente sabe que, antes de todo o sucesso, ele teve uma carreira modesta e sem brilho no basquete universitário. 

Aluno da Saint Mary's University nos anos 90, o ator jogou quatro anos como ala-armador e utilizava o nome de nascimento: Hershal Gilmore. A mudança para Mehershala Ali veio apenas nos anos 2000, quando ele se converteu ao islamismo.

Gilmore não era o mais talentoso do time. Entre 1992 e 1996, o futuro ator atingiu médias de 3,6 pontos, 1,1 rebotes e 0.8 assistências. Se não era um gênio do basquete, o agora astro de Hollywood se destacava pela disciplina dentro e fora de quadra.

"Se você tem jogadores como ele, pode treinar até os 90 anos de idade. A personalidade dele era ótima. Ele era interessado em estudar, você não precisava pedir para ele ir às aulas. Ele não era a estrela do time, mas era um daqueles jogadores que fazia exatamente o que você pedia", revelou Ron Benevides, técnico de Ali nos tempos de universidade, em entrevista ao jornal norte-americano "Washington Post". 

O time também não teve um desempenho glorioso. Durante o período de Ali como jogador universitário, a equipe teve mais derrotas do que vitórias em três dos quatro anos. Mesmo assim, as lembranças são boas. Antes do Oscar, a instituição de ensino publicou um vídeo com alguns lances do atleta em ação. 

A mudança para a atual carreira veio no último ano como ala-armador. O talento para as câmeras foi descoberto por uma professora. 

"Eu tinha uma bolsa de estudos para jogar basquete. Eu não via um futuro realista no esporte ou como chegar à NBA. Eu comecei a gostar de atuar. Uma professora me deu a oportunidade de estar em uma cena e isso foi muito fácil para mim", disse a estrela de Hollywood em entrevista à revista GQ em 2018. 

Assim, Gilmore abriu mão do basquete, deixou St Mary's e foi para New York University, onde se formou como ator e despontou para uma carreira artística bem-sucedida.