Topo

Por que os Warriors já são um dos maiores times da história da NBA

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/05/2019 04h00

A disputa do título da temporada 2018/2019 da NBA começa na noite de hoje (30). Se do lado Leste o Toronto Raptors mira pela primeira vez o troféu, guiado por Kawhi Leonard, o Golden State Warriors joga para ratificar um lugar entre os melhores times da história da liga de basquete mais famosa do planeta. A atual geração da equipe californiana segue quebrando recordes e se reinventando de maneira histórica.

Mas, afinal, independente do resultado da decisão contra os Raptors, este time merece estar no grupo do Chicago Bulls de Michael Jordan, do Los Angeles Lakers de Magic Johnson e do Boston Celtics de Bill Russell? De acordo com os números e as opiniões de quem acompanha a liga há anos, sim.

Só o Boston supera

Golden State Durant Leonard - Tom Szczerbowski/USA Today Sports - Tom Szczerbowski/USA Today Sports
Sem Kevin Durant, time cresceu e levou o Oeste. Agora, tem Kawhi Leonard e os Raptors na final
Imagem: Tom Szczerbowski/USA Today Sports

Com cinco finais consecutivas na NBA, o Golden State Warriors se colocou como o segundo maior time da história em idas seguidas à decisão. Curry, Thompson, Green e Iguodala só ficam atrás do Boston, que disputou dez vezes o troféu da NBA em sequência.

"É o quinto ano seguido, isso só aconteceu uma vez lá atrás, na época da NBA em preto e branco. Só isso já faz o feito ser gigante independentemente do título. Se conseguir o título então, vai ser mais espetacular ainda. Quatro títulos em cinco finais é algo extremamente raro, só este Boston Celtics lá da década de 1960 que conseguiu" reforça Everaldo Marques, narrador da NBA na ESPN.

Warriors ditam tendência

Golden State Warriors Curry Green - Thomas B. Shea/USA TODAY Sports - Thomas B. Shea/USA TODAY Sports
Green e Curry: dois pilares do Golden State que faz história há cinco temporadas da NBA
Imagem: Thomas B. Shea/USA TODAY Sports

A NBA mudou graças ao Golden State Warriors. O sistema de jogo agressivo no ataque, com ações rápidas e incentivo aos arremessos do perímetro, agora se tornou algo comum na liga de basquete. A liga colocou os homens grandes e dominantes de garrafão em um segundo plano, beneficiando chutadores de três pontos e "baixinhos" dentro da quadra.

"O small ball [cinco jogadores sem um pivô referência] praticado nesses cinco anos fez com que os outros 29 times da NBA tivessem a urgência de aprimorar o aproveitamento no perímetro e aumentar a velocidade do jogo. Se você fizer um comparativo entre os tipos de bola mais comuns há dez anos e na temporada atual, vai notar que os shoots de meia distância ficaram para trás e deram lugar às bolas de 3 pontos", opina Alana Ambrosio, comentarista da ESPN.

"A consistência deles é tanta que até brincam que 'estragaram' o jogo: você sempre sabe o que esperar dos Warriors em quadra, um show. E, se por acaso, algum dos arremessadores não estiver tendo sua melhor noite, tudo bem. As opções são tantas - especialmente com a chegada do Kevin Durant - que sempre vai ter alguém para compensar", acrescenta.

Vale ressaltar que para o primeiro confronto diante dos Raptors, Steph Curry e companhia não contam com Kevin Durant, cenário semelhante ao enfrentado na final do Oeste. Porém, mesmo sem o melhor jogador das duas últimas finais, a equipe "varreu" o Portland Trail-Blazers em quatro jogos na fase anterior.

Postura exemplar

Steve Kerr - AP Photo/Ben Margot - AP Photo/Ben Margot
Steve Kerr: cinco temporadas como treinador e cinco finais de NBA
Imagem: AP Photo/Ben Margot

O trabalho dos últimos cinco anos se tornou exemplo. A valorização pelo jogo coletivo chama a atenção de quem acompanha de perto e há muito tempo a liga, como Everaldo Marques e o comentarista Eduardo Agra - este último morou nos Estados Unidos e jogou no basquete universitário.

"Apesar de todo o talento que tem, não é um time egoísta. A bola sempre vai para quem está mais livre, e defensivamente se esforçam muito. É um time de talento absurdo com a bola nas mãos e defensivamente esforçadíssimo. Quando junta essas duas coisas, fica difícil parar os caras", afirmou Everaldo.

Já Agra prefere destacar o papel do técnico Steve Kerr, que, com apenas cinco anos de carreira como treinador, alcança a quinta final de NBA com os Warriors. O treinador tem como grande virtude, na visão do comentarista da ESPN, segurar a vaidade das grandes estrelas.

"Dou um grande mérito ao Steve Kerr. Ele é muito subestimado. É um cara campeoníssimo como jogador e que tem um lado psicológico muito bom para lidar com grandes estrelas. Kerr tem o grupo na mão e deixa os caras serem eles mesmos. Ele é humilde, não quer ser uma superestrela como técnico. É o grande responsável pelo sucesso", declarou Agra, que acompanhou de perto os treinos dos Warriors antes da final de 2016 levada pelo Cleveland Cavaliers.

Recordes e mais recordes

Thompson - Steve Dykes/Getty Images/AFP - Steve Dykes/Getty Images/AFP
Klay Thompson: recordista com mais bolas de 3 pontos em uma partida
Imagem: Steve Dykes/Getty Images/AFP

  • Melhor campanha de temporada regular da história: 73 vitórias e 9 derrotas (2016)
  • Cinco finais consecutivas de NBA (2015 a 2019)
  • Três títulos nos últimos quatro anos (2015, 2017 e 2018)
  • Melhor retrospecto em um espaço de cinco anos: 316 vitórias e 94 derrotas (2014 a 2018)
  • Melhor visitante em uma temporada: 34 vitórias e 7 derrotas em 2016
  • Maior sequência de vitórias em casa: 54 (entre 31 de janeiro de 2015 e 29 de março de 2016)
  • Melhor início de temporada: 24 vitórias em 24 partidas
  • Jogador com mais pontos em um quarto: 37 (Klay Thompson, 23 de janeiro de 2015, contra o Sacramento Kings)
  • Jogador com mais arremessos convertidos em um quarto: 13 (Klay Thompson, 23 de janeiro de 2015, contra o Sacramento Kings)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos em um jogo: 14 (Klay Thompson, 29 de outubro de 2018, contra o Chicago Bulls)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos em uma temporada: 402 (Stephen Curry, em 2016)
  • Único jogador na história da NBA a ser MVP de maneira unânime: Stephen Curry (2016)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos nos playoffs: 386 (Stephen Curry)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos nas finais da NBA: 98 (Stephen Curry)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos em uma série de final: 32 (Stephen Curry, 2016)
  • Jogador com mais arremessos convertidos de 3 pontos convertidos em um jogo de final: 9 (Stephen Curry, 2018)