Topo

Lesões atrapalham final da NBA e reabrem debate sobre tamanho da temporada

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 04h00

O jogo 3 da final da NBA, que acontece hoje (05), às 22 horas (de Brasília), terá Golden State Warriors e Toronto Raptors longe das condições ideais. Jogadores das duas equipes estão lesionados ou apresentam problemas físicos justamente no momento mais importante da temporada.

O caso mais complicado é o dos Warriors. Cinco atletas da equipe enfrentam questões físicas ou estão fora de combate: Klay Thompson, Kevin Durant, Andre Iguodala, Kevon Looney e DeMarcus Cousins. Pelos canadenses, Kawhi Leonard busca superar dores no joelho e não está 100%, enquanto OG Anunoby foi diagnosticado com apendicite.

A situação reabre uma discussão sobre o tamanho da temporada regular da NBA. Antes dos playoffs, cada time tem que disputar 82 partidas. O esforço é visto por especialistas como prejudicial, uma vez que os atletas chegam às fases decisivas com um grande desgaste muscular.

Hoje comentarista dos canais "ESPN", Eduardo Agra defendeu a universidade de Kansas State, dos Estados Unidos, nos anos 80. Para o ex-jogador, a NBA deveria discutir o número de partidas na fase de classificação.

"São muitos jogos, sem contar viagens. Tem uma sequência. Eles jogam à noite, fazem viagens longas. É um fator importante. Os times, mesmo dentro da mesma conferência, viajam muito. Eu acho que acaba tendo impacto. Estamos vendo cada vez mais contusões musculares. Iguodala, Durant, Thompson, tudo muscular. Não é que alguém torceu o joelho, o tornozelo, é cansaço, é estresse muscular. Quando chega nos playoffs, o nível de intensidade muda muito. A NBA deveria rever o tamanho da temporada regular", analisa.

Além de prejudicar as equipes, o número de lesões também atrapalha o espetáculo em quadra. A decisão da NBA não tem apenas torcedores nos ginásios, mas também turistas que pagaram ingresso na esperança de ver os times com forças máximas.

"O torcedor de Oakland vai pelos Warriors. Mas o cara que pagou ingresso caro obviamente não vai ter satisfação. Se eu gastar 300 dólares para ver Thompson e Durant e não ver, não fico satisfeito. Se eu sou torcedor de Oakland, vou pela equipe", pondera Agra.

Veja os jogadores com problemas físicos na final:

Klay Thompson

O ala-armador deixou o jogo 2 da final com um estiramento no músculo posterior da coxa. Ele passou por uma ressonância magnética, que detectou a lesão, e é dúvida para a partida de hoje.

Kevin Durant

Lesionado desde a série contra o Houston Rockets, Kevin Durant luta para se recuperar de uma lesão na panturrilha. O panorama, no entanto, não é dos mais animadores e o astro está fora do jogo 3.

Andre Iguodala

Um dos nomes mais importantes na vitória dos Warriors, Iguodala também não está 100%. Mesmo sem os exames de imagem apontarem lesão, ele tem sentido dores no posterior da coxa e chegou a mancar em determinados momentos das finais.

Kevon Looney

O pivô é desfalque por tempo indeterminado devido a uma fratura na primeira cartilagem costal.

DeMarcus Cousins

O pivô passou boa parte da temporada se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles. Ele voltou às quadras, mas sentiu uma lesão no quadríceps da perna esquerda. Cousins só retornou para as finais e foi importante no jogo 2, mas ainda não está 100%.

Kawhi Leonard

O principal jogador dos Raptors tem enfrentado dores no joelho esquerdo nos últimos jogos. De acordo com o site "The Athletic", o astro passou a usar mais o lado esquerdo do corpo para compensar a lesão no lado direito do quadril, sofrida na temporada passada. O esforço excessivo em apenas uma perna causou as dores.

OG Anunoby

O jogador teve uma apendicite detectada e passou por uma cirurgia de emergência dias antes do início dos playoffs. Anunoby atuava cerca de 20 minutos por partida antes de ser operado.

O jogo 3 pode ser assistido ao vivo no Watch ESPN, serviço disponível para os assinantes do UOL Esporte Clube.